Desde 2022, o Ministério da Saúde Brasileiro classificou o Burnout como uma doença ocupacional, oriunda das condições exaustivas de trabalho, estresse e esgotamento físico. Dentre as causas do esgotamento laboral, destacam-se muitas horas dedicadas ao trabalho, o desequilíbrio entre esforço e recompensa, múltiplos vínculos empregatícios, atividades de Administração de Pessoal, entre outras.
Mas, porque, aquilo que deveria ser a nossa motivação para acordar e sair de casa, possibilitar a nossa entrega e servir, o nosso pertencer e ser útil, hoje nos adoece e entristece?
Esse assunto pode dar uma boa e extensa conversa filosófica mas, é nítido, que a era tecnológica, acelerou os processos dentro das empresas e exigiu das pessoas, novas necessidades, em tempos curtos, num mercado cercado de competitividade, desconfiança e insegurança.
É fato, ainda, que estamos vivendo uma era da performance mental, onde os resultados dependem de estudos, aperfeiçoamento e dedicação cada vez maiores, sob pena de ficarmos para trás.
Mas, sobre um olhar mais profundo, por que aceitamos e seguimos esgotados, estressados, a ponto de “PIFAR”?
Você já parou para pensar se realmente tem cuidado, integralmente, da sua máquina, seu CORPO?
Andamos esgotados, estressados e doentes pois estamos distantes do cuidado integral do corpo, da mente e emoções. Seguimos, empurrando ou deixando a vida nos levar. Estamos distraídos de nós mesmos!
Mas, como reverter esse movimento?
Que tal aprender a PARAR?! Isso mesmo, aprender a parar mente e corpo, por alguns instantes, e, perceber os benefícios de estar vivo, respirar e ressignificar cada instante da sua vida!
Saber parar é uma das ferramentas da Medicina Chinese e Hindu voltadas a treinar mente e corpo para usufruir do momento presente.
Mesmo que você já tenha uma rotina de cuidado físico, faça terapia, tenha uma alimentação equilibrada, cuidados básicos para a saúde, experimente acrescentar ao seu dia alguns momentos de pequena pausa, fechando os olhos, fazendo uma série de respirações profundas e prestando atenção nos sinais do seu corpo: o corpo sinaliza, todo dia, quando você está a caminho de uma doença.
Esse exercício de saber parar é o início da jornada de autoconhecimento, de perceber como funcionamos para buscarmos escolhas que possam contribuir para nossa felicidade.
Saber parar por alguns minutos do seu dia é um exercício e treinamento para sua mente e iniciáticos à prática da Meditação: essa poderosa forma de dominar pensamentos acelerados, cuidar do estresse, ajudar nos resultados e servir de apoio aos processos de depressão e ansiedade.
Buscar uma vida equilibrada requer um cuidado integral com seu corpo, mente e emoções.
Acredite, pratique, experimente o SABER PARAR!
Cesar é o criador da metodologia Germinar, que trabalha a meditação como estilo de vida e propõe um conceito que agrega valor ao dia a dia dos praticantes da meditação. Conheça mais sobre a metodologia no site.