Caçapava está se preparando para a celebração de Corpus Christi, que ocorrerá nesta quinta-feira (08). Neste ano, cerca de 1.500 voluntários devem participar da confecção dos tradicionais tapetes de areia colorida para a procissão.
A celebração é organizada pela forania Nossa Senhora D’Ajuda, que reúne um conjunto de seis paróquias do município, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
No município, a tradição está completando 60 anos. De acordo com o diácono Adonis de Souza Pinto, que participa da organização da celebração, a prática de decorar as ruas com os tapetes coloridos teve início em 1963, quando as famílias que residiam próximas às ruas por onde passava a procissão, começaram a enfeitar a frente de suas casas e trechos das vias.
As ruas por onde passará a procissão serão interditadas a partir das 20h de quarta-feira (07), até as 22h de quinta-feira (08). Os motoristas são orientados a retirarem os carros dessas vias durante esse período para que as equipes de voluntários possam trabalhar.
A procissão
A programação da procissão terá uma novidade neste ano. Em vez de começar no Santuário de Santo Antonio e percorrer as ruas do Centro com destino ao Campo do Padre, na Vila Pantaleão, o cortejo fará o trajeto inverso.
A celebração terá início às 16h com uma missa no Campo do Padre. A procissão sai às 17h, passando pelas seguintes ruas: José Venâncio Nogueira, Sargento Geraldo Berti, Tenente Mesquita, Capitão Carlos de Moura, Treze de Maio e Marquês do Herval. Na Igreja Matriz de São João Batista, haverá uma parada para uma bênção.
Depois, segue pela Ladeira São José, cruza a Avenida Brasil, segue pela Av. Dr. José de Moura Resende, Rua Santo Antonio e, finalmente, Santuário de Santo Antonio, onde será realizada a bênção final.
Interdição de vias
Das 20h de quarta-feira (7), até 22h de quinta-feira (8), as seguintes ruas serão interditadas para o trânsito de veículos durante a produção dos tapetes:
Rua José Venâncio Nogueira (até esquina com Dona Amélia Pantaleão); Sargento Geraldo Berti; e Ruas Tenente Mesquita e Capitão Carlos de Moura.
A Rua XV de Novembro terá o sentido invertido entre a Rua José Bonifácio e a Rua Capitão Carlos de Moura. A Rua Marechal Deodoro também terá o sentido invertido entre essas duas ruas.
Estarão interditadas também as ruas Treze de Maio (a Rua Sete de Setembro estará liberada apenas para moradores), Marquês do Herval (entre o QG – Comando da 12 ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel até é a igreja Matriz); Ladeira São José, Av. Dr. José de Moura Resende (entre Avenida Brasil e o Centro Cultural), Rua Santo Antonio até o Santuário e trecho da Rua São Bento em frente à Igreja.