Foi empossado hoje (11), como Coordenador de Políticas Públicas para os Povos Indígenas, o cacique Cristiano Kiririndju, da aldeia Renascer. A cerimônia contou com famílias e membros da comunidade, que vivem da agricultura familiar e da pesca, além do governador Tarcísio de Freitas.
Kiririndju é formado em Pedagogia pela USP (Universidade de São Paulo) e já atou como coordenador pedagógico de Estado da Eucação. Para o governador, essa nova coordenadoria é um marco na história do povo indígena.
Atualmente, O litoral Norte conta com diversas comunidades quilombolas. De acordo com o Censo 2022, do IBGE, somente em Ubatuba são 4: quilombo da Caçandoca, quilombo do Camburi, quilombo da Fazenda Picinguaba e quilombo Sertão do Itamambuca, reunindo cerca de 1.371 quilombolas.
Além disso, o município possui quatro aldeias indígenas: a aldeia Rio Bonito, uma ampliação da Boa Vista, localizada em Itamambuca; a Renascer, localizada no Pico do Corcovado; a Boa Vista, que fica próxima à cachoeira do Prumirim com uma população indígena de 643 moradores; e a aldeia Akaray Mirim, no sertão do Puruba.