Caixa antecipa Bolsa Família e Saque Calamidade no Litoral Norte

Valor para retirada, segundo o banco, é de até R$ 6.220,00

Redação Band Vale

Caixa antecipa Bolsa Família e Saque Calamidade no Litoral Norte
Litoral Norte do estado de São Paulo após fortes chuvas
Rovena Rosa/Agência Brasil

A Caixa iniciou nesta sexta-feira (24) a adoção de medidas de apoio aos moradores do Litoral Norte atingidos pelas fortes chuvas. Estão contempladas as cidades de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

Entre as ações, estão Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a retirada antecipada do Bolsa Família, o envio de equipes de apoio, pausa em contratos habitacionais e condições especiais em linhas de crédito.

"O banco está auxiliando as autoridades locais no sentido de agilizar a solicitação de habilitação para liberação dos valores aos trabalhadores residentes nas áreas afetadas", informou a Caixa, em nota.

Para fazer o saque, será necessário que o morador de uma das cidades acima possua saldo na conta do FGTS e que não tenha realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor para retirada é de até R$ 6.220,00.

O atendimento da Caixa pode ser feito pelo WhatsApp, pelo telefone 0800 104 0104 e pela internet. Também há os aplicativos específicos para cada benefício, como Caixa Tem, Habitação Caixa, FGTS e Bolsa Família.

Como solicitar o saque calamidade do FGTS:

  • Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — ?Calamidade?pública” — acessar a cidade;
  • Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de?calamidade;
  • Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;
  • O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

documentação:

  • Carteira de Identidade — também são aceitos carteira de habilitação e passaporte;
  • Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de?calamidade.
  • Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).

Emissão de RG e CNH

O Governo de São Paulo vai disponibilizar os serviços do Poupatempo Móvel em São Sebastião a partir desta sexta-feira (24). A ação vai agilizar o atendimento aos atingidos pelas chuvas para triagem, solicitação e emissão gratuitas de novas vias de RG e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em parceria com o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) e o Detran.SP.

A carreta do Poupatempo ficará na Rua Marginal, 44, na Barra do Sahy, em frente ao ginásio do Instituto Verdescola. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e, aos sábados, das 10h às 13h. A isenção das taxas de segunda via de RG e CNH está garantida pelo Governo de São Paulo a todos os atingidos pelas chuvas nas cidades do Litoral. O benefício é previsto a pessoas afetadas por desastres naturais.

A gratuidade dos novos documentos pelo prazo de 60 dias está em vigência desde o último domingo (19), quando o governador Tarcísio de Freitas decretou estado de calamidade pública para as cidades de São Sebastião, Bertioga, Caraguatatuba, Guarujá, Ilhabela e Ubatuba.

Mais notícias

Carregar mais