Band Vale

Câmara aprova mudança de idade para aposentadoria do servidor de São José

Vereadores voltam a discutir alterações em dez dias; reajuste de 5% foi aprovado para servidores e secretários

Redação Band Vale

Câmara aprova mudança de idade para aposentadoria do servidor de São José
Câmara aprova mudança de idade para aposentadoria do servidor de São José
Flávio Pereira/CMSJC

A Câmara Municipal de São José dos Campos aprovou na terça-feira (19) o projeto que altera a idade para aposentadoria dos servidores municipais. A proposta passou pela primeira aprovação com 15 votos favoráveis e cinco contrários e será novamente discutida e votada em até 10 dias.

A repórter Caroline Rossasi da TV Band Vale acompanhou a sessão. Na primeira votação, o projeto original foi aprovado sem a apresentação de emendas dos parlamentares. 

Com isso, a proposta prevê que as servidoras podem se aposentar com 62 anos de idade mínima, os homens com 65 e os professores municipais com cinco anos a menos.

Com as emendas dos vereadores, que não foram aprovadas, a proposta era de que a aposentadoria para mulheres fosse de 57 anos, 62 para homens e cinco anos a menos para professores.

A Prefeitura alega que só com a reforma da previdência aprovada será possível parcelar em 20 anos a dívida de R$ 151 com o Instituto de Previdência do Servidor Municipal de São José dos Campos.

Após o final da sessão, um grupo se reuniu em frente à Câmara pra protestar contra o resultado parcial, mas logo em seguida se dispersaram, e a saída dos que estavam no plenário foi liberada.

Reajuste

A recomposição salarial de 5% aos servidores municipais ativos, inativos, pensionistas e estagiários foi aprovada com um voto contrário e uma emenda apresentada. A reposição inflacionária será aplicada também aos secretários municipais através da aprovação, com três votos contrários e uma abstenção.

Tópicos relacionados