Band Vale

Caminho da Fé: experiência espiritual e autoconhecimento na rota que leva ao Santuário de Aparecida

Especial da Band Vale mostra as histórias de devoção de quem se sacrifica para agradecer

Redação Band Vale

Águas de Prata, interior paulista. Distante 200 quilômetros de São Paulo, este é o ponto de partida da peregrinação de mais de 20 mil pessoas rumo ao Santuário Nacional de Aparecida. É ali o ponto central do Caminho da Fé, tema do especial da Band Vale, com reportagem de Otávio Baldim e Cristiano Bucholz.

O Caminho da Fé foi criado em 2003. O processo inicial desse projeto, concebido na inspiração do Caminho de Santiago, na Espanha, contou com uma mobilização entre os diversos municípios que iriam compor essa nova rota milagrosa até Aparecida.

Atualmente, Águas de Prata é o ponto central dessa história, que cresceu e abrange outros municípios. Mais de 70 cidades se conectam e fazem parte do Caminho da Fé, nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

O percurso mais longo sai de São José do Rio Preto e tem quase 900 quilômetros. No Estado de São Paulo, existem ainda saídas de Franca, Ribeirão Preto, Leme e Borborema. Esses caminhos se conectam por Águas de Prata antes de entrar em território mineiro. 

Dali, o peregrino percorre mais de dez cidades e vilarejos de Minas Gerais, passa por São Bento do Sapucaí, entra em solo mineiro outra vez, em Brazópolis, e chega a Campos do Jordão. O romeiro pode optar por seguir pela estrada de Pindamonhangaba ou entrar pelo Gomeral, em Guaratinguetá, para chegar ao Santuário.

O Caminho da Fé percorre diversos trechos em área urbana, o que movimenta a economia local com restaurantes e hospedagem. São cidades com enormes contrastes como as desenvolvidas Ribeirão Preto, Franca e São José do Rio Preto, em São Paulo. Mas também passa por aconchegantes municípios como Paraisópolis, no sul de Minas Gerais.

Tópicos relacionados