Ubatuba está participando de uma campanha de combate ao Aedes Aegypti promovida pela Secretaria Estadual da Saúde, que visa estabelecer, com ajuda da população, uma grande força-tarefa para eliminar os criadouros do mosquito.
A iniciativa acontece de 20 a 25 de março, período em que o intuito é mobilizar a sociedade civil, municípios e organizações públicas e privadas para uma ação simultânea em todo o estado. Além disso, a Prefeitura realiza ações constantes dessa natureza constantemente, como os mutirões que vem acontecendo nos bairros nas últimas semanas.
A Secretaria Municipal de Saúde pede que a população continue eliminando os criadouros do mosquito, mantendo a limpeza frequente dos imóveis e caixas d’água, não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas ou outros recipientes que possam permitir a reprodução do Aedes aegypti.
De acordo com o Boletim de Arboviroses do dia 20 de março, desde janeiro de 2023, foram registrados 665 casos suspeitos de dengue notificados no município.
Recomendações para evitar os criadouros do mosquito:
- O prato do vaso de planta também pode ser foco do mosquito. Elimine o prato ou use um prato justo ao vaso, de forma que não haja espaço entre o vaso e o prato;
- É importante deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente;
- Descarte pneus usados em postos de coleta da Prefeitura;
- Objetos que acumulam água, como potes e garrafas, também devem ser retirados dos quintais;
- Lixo: Material para reciclagem deve ser mantido em saco fechado e em local coberto.
- Ao apresentar os sinais e sintomas (dengue, Zika ou Chikungunya) é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).