A onda de calor intenso que atinge o estado de São Paulo também vem impactando as regiões consideradas de clima mais ameno. Campos do Jordão, a cidade mais alta do país, registrou 31ºC por volta das 15h de ontem, segundo os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Essa foi a maior temperatura da história da cidade. Até então, o recorde de calor era de 30,5ºC, registrado no dia 17 de setembro de 1961, há mais de 60 anos.
Em média, a temperatura nem Campos do Jordão é de 15ºC. Devido ao frio, o município é conhecido como “Suíça Brasileira”.
A onda de calor que atinge a Região Metropolitana do Vale do Paraíba deve continuar até pelo menos a próxima sexta-feira (17), segundo o INMET. O órgão emitiu um alerta da cor vermelha para a região, que é classificado como de grande perigo por conta das temperaturas elevadas.
Além disso, a Defesa Civil estadual também já emitiu um alerta de calor intenso devido à permanência de ar quente no estado. De acordo com o órgão, na Serra da Mantiqueira, a temperatura deve ficar em 29ºC, com sensação térmica de 31ºC. Já a umidade relativa do ar, em 30%.
A Defesa Civil estadual já contabilizou 4 ondas de calor neste segundo semestre. As anteriores foram em agosto, setembro e outubro.