Conhecida por seus cenários encantadores e apelidada de “Suíça Brasileira”, Campos do Jordão (SP) enfrenta uma realidade alarmante: as recentes queimadas que devastam parte de sua vegetação.
As chamas acenderam novamente na noite desta quarta-feira (11) e avançaram rapidamente, deixando um rastro de destruição e apagando, temporariamente, o brilho de uma das cidades mais belas do Brasil.
Terceiro dia de queimadas
As ocorrências de queimadas começaram na manhã de terça-feira (10), e já consumiram uma área equivalente a mais de 12 campos de futebol. Após mais de 20 horas de combate, os incêndios foram extintos por volta das 9h30 desta quarta-feira (12), segundo a Defesa Civil estadual. Após horas de monitoramento na cidade, as queimadas voltaram na parte da noite.
Combate às chamas
Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão em ação, trabalhando para conter os focos de incêndio e minimizar os danos. A situação, no entanto, é preocupante. Uma avaliação está em curso para determinar a necessidade do uso de aeronaves no combate ao fogo. Caso seja constatada essa necessidade, os órgãos responsáveis já sinalizaram que as aeronaves serão acionadas para atuar na região.