Band Vale

Caoa Chery suspende atividades em Jacareí e Sindicato cita demissão em massa

Montadora encerra linha de produção de veículos fabricados em Jacareí e anuncia renovação

Por Matheus AgostinhoLeandro Oliveira

Sindicato afirma que Caoa Chery fechará unidade de Jacareí
Sindicato afirma que Caoa Chery fechará unidade de Jacareí
Divulgação/Caoa Chery

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região informou na tarde desta quinta-feira (5) que a Caoa Chery fechará sua planta em Jacareí e demitirá toda a linha de produção. A informação foi publicada pelo SindMetal.

O presidente do sindicato, Weller Gonçalves, em vídeo divulgado, informou que houve uma reunião nesta quinta e o grupo foi comunicado pela montadora que ela não pretende mais fabricar os veículos em Jacareí.

“Com isso ela anuncia que vai demitir todos os trabalhadores do setor produtivo e mais de 50% dos trabalhadores do setor administrativo. Essa é a informação oficial da empresa. O nosso sindicato chama a empresa para um processo de negociação. Não podemos mais aceitar que as empresas venham para a nossa região, recebem uma série de isenções fiscais e anunciam fechamento e os políticos e poder público não fazem nada”, afirma Weller, em trecho do vídeo.

Caoa confirma negociação para pagamento de verbas rescisórias

Por nota enviada à Band Vale, a Caoa Chery confirmou que negocia com o sindicato sobre os trabalhadores da planta de Jacareí.

“Em relação aos colaboradores da planta de Jacareí, a Caoa Chery está em negociação com os representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região para a definição de um pacote de indenização suplementar, além do regular pagamento das verbas rescisórias legais, seguindo o seu compromisso de respeito aos trabalhadores”, cita a montadora.

A montadora cita que fará o reposicionamento do seu lineup no mercado nacional, com a renovação de sua gama, e assume o compromisso de eletrificar todos os modelos de seu portfólio até o fim de 2023. A Caoa Chery informa ainda que visa aumentar sua competitividade no âmbito nacional e internacional, seguindo os movimentos tecnológicos da indústria automotiva mundial com foco no mercado brasileiro.

A adaptação da unidade de Jacareí, de acordo com a montadora, terá como parâmetro os processos produtivos adotados na fábrica da Caoa em Anápolis (GO). 

“Para que as mudanças ocorram de forma efetiva, a Caoa Chery informa a parada temporária da unidade fabril de Jacareí. A suspensão das atividades tem como objetivo ajustar os processos produtivos da planta para novos modelos com tecnologias híbridas e elétricas, visando a modernização e atualização das linhas de produção”, diz o comunicado.

A Prefeitura de Jacareí foi procurada pela Band Vale e informou que está realizando reuniões sobre o assunto e não vai se posicionar de imediato.

O Sindicato dos Metalúrgicos informou que fará uma assembleia com os trabalhadores da montadora às 10h desta sexta-feira (6), na sub-sede do sindicato em Jacareí.

Tópicos relacionados