Caso Geovana: Relembre o crime da menina morta e enterrada dentro de casa

Pai acusado do crime vai a júri popular nesta quarta (20); crime, que ocorreu em Jacareí (SP), teve repercussão nacional

Redação Band Vale

Caso Geovana: Relembre o crime da menina morta e enterrada dentro de casa
Caso ganhou repercussão nacional
Arquivo Pessoal

O caso de Geovana da Costa Martins dos Santos, de 13 anos, que estava desaparecida e foi encontrada enterrada dentro do quarto do irmão, no fundo da casa onde morava com a família em Jacareí (SP), pode ter um desfecho na tarde desta quarta-feira (20). O pai acusado de matar e enterrar o corpo da filha foi a júri popular e será julgado pelo crime de homicídio qualificado - por motivo fútil, com emprego de meio cruel, mediante recurso que dificulte ou torne impossível defesa da vítima, violência doméstica contra mulher e também por ocultação do cadáver.

Começo do caso

O caso ocorreu em maio de 2022. Segundo as informações passadas pela SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado), a menina desapareceu no dia 20 de maio na Rua Henrique Pereira Júnior, no bairro Jardim Conquista, na região do Parque Meia Lua, em Jacareí. O boletim de ocorrência foi aberto no plantão da Delegacia Seccional de Jacareí, onde foi investigado pelos policiais.

Geovana foi morta e enterrada em casa pelo próprio pai em Jacareí
Arquivo Pessoal

Buscas pela adolescente 

Ela chegou a ficar desaparecida por cerca de 20 dias. Os policiais civis e moradores da cidade realizaram diversas buscas para localização da jovem, mas sem sucesso. Durante esse tempo, os pais da vítima fizeram uma campanha para encontrar a filha. Ana Lúcia Costa Martins, mãe de Geovana, chegou a conversar com o Jornalismo da Band Vale por telefone e contou que na época recebeu informações inverídicas sobre o possível paradeiro da filha.

“Quero minha menina, vamos comer um churrasco, filha. Vamos para o cinema, para onde você quiser”, diz uma outra publicação da mãe feita nas redes sociais. 

LEIA TAMBÉM:

Encontro do corpo 

Ao investigar o caso de desaparecimento da menina, a Policia Civil encontrou o corpo da jovem enterrado dentro do quarto do irmão, no fundo da casa onde morava com a família. Durante a ação, os policiais precisaram cercar a casa para que os moradores da cidade não invadissem o local e agredissem os suspeitos. A cena foi gravada por celulares da multidão que se instalou do lado de fora da residência.

Na época, o pai e o irmão de Geovana da Costa Martins dos Santos foram apontados como os principais suspeitos do crime segundo a DIG (Delegacia de Investigações Gerais).

Envolvidos

Vítima: Geovana Costa Martins dos Santos, 13 Amos

Suspeitos pelo crime: Sidnei Martins dos Santos e Gabriel Martins dos Santos, pai e irmão de Geovana

Irmão solto pela justiça 

Gabriel Martins dos Santos, irmão da menina Geovana, foi liberado da prisão durante a investigação do crime. O jovem foi preso suspeito de participar do crime auxiliando na ocultação do cadáver. A decisão teve base em um pedido do advogado responsável pela defesa do jovem, que alega que o suspeito é réu primário e tem bons antecedentes. Após ser solto, o irmão conversou com a equipe da BAND:

Pai confessou o crime

O pai da garota confessou que a matou durante uma discussão, em que ele estava sob o efeito de drogas. O Ministério Público denunciou Sidnei Martins dos Santos por homicídio e ocultação de cadáver. 

Enterro de Geovana 

O corpo de Geovana foi enterrado no Cemitério Jardim da Paz, em Jacareí. Parentes e amigos da vítima participaram da despedida. Para simbolizar a dor e a saudade, o caixão branco, coberto de flores, representava o pedido de paz. 

Juri Popular 

O pai acusado de matar e enterrar o corpo da filha vai a júri popular nesta quarta-feira (10), em Jacareí. O julgamento do caso, que aconteceu em maio de 2022, ocorre no Fórum da cidade e começou às 10h.

Pai acusado de matar e enterrar filha vai a júri popular em Jacareí
Grasiele Gerondi / TV Band Vale

Mais notícias

Carregar mais