Caso Porsche: laudo aponta que Sastre estava a 136 km/h quando bateu o carro

Preso em Tremembé (SP), o motorista da Porsche passou pela 1ª audiência no fim do mês de junho

Redação Band Vale

Caso Porsche: laudo aponta que Sastre estava a 136 km/h quando bateu o carro
Fernando Sastre de Andrade, condutor da Porsche em acidente
Reprodução/Brasil Urgente

O equipamento de segurança do carro de luxo apontou que Fernando Sastre estava a 136 km/h no momento da batida que matou o motorista de aplicativo Ornaldo, na Avenida Salim Farah Maluf, no Tatuapé, em São Paulo. O laudo também apontou que a Porsche estava adulterada e o escapamento não era o original de fábrica do veículo.

Segundo o laudo pericial da Polícia Técnico-Científica divulgado anteriormente, Sastre estava a 114,8 km/h. O limite de velocidade para a via é de 50 km/h.  

Transferência para P2 de Tremembé

O empresário Fernando Sastre de Andrade Filho foi transferido em maio deste ano para a Penitenciária 2 de Tremembé. De acordo com os procedimentos da unidade prisional, Sastre foi colocado sozinho em uma cela de cerca de oito metros quadrados, onde passará o período de inclusão. Depois de dez dias ele deve ter contato com os outros detentos da unidade.

O motorista da Porsche estava detido no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Guarulhos. Sua transferência foi autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que negou o habeas corpus para o réu e concordou que ele vá para um presídio mais seguro. A P2 foi sugestão dos advogados do motorista.

“Cadeia dos famosos”

Sastre está preso na P2 de Tremembé (SP), conhecida como a “Cadeia dos Famosos”. A penitenciária é conhecida nacionalmente por abrigar detento de casos de grande repercussão, como Robinho, Gil Rugai, Cristian Cravinhos e Lindemberg Alves (Veja mais sobre o crime de cada um deles abaixo)

A Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, popularmente conhecida como P2, costuma receber presos de casos de grande comoção social. A unidade tem capacidade para mais de 390 presos entre o regime semiaberto e fechado. Construída em 1948, a Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado passou por uma reestruturação significativa após uma rebelião em 2000, que resultou na destruição parcial de suas instalações. 

Desde 2002, tornou-se destino para os denominados "presos especiais". Em reconhecimento à sua gestão exemplar, a penitenciária recebeu o prêmio de "Modelo de Gestão Penitenciária" em 2003. A capacidade da penitenciária é projetada para acomodar até oito presos por cela, sem enfrentar problemas de superlotação. Ademais, há nove celas individuais disponíveis. 

Oferecendo oportunidades de trabalho e educação, os detentos têm acesso a uma variedade de atividades produtivas, como a participação em uma oficina de reforma de carteiras escolares, uma fábrica de fechaduras, uma unidade de produção de pastilhas desinfetantes para vaso sanitário, e uma oficina de artesanato. Além disso, são oferecidas aulas de teatro e grupos de leitura, visando à reabilitação dos detentos e à remição de suas penas.

A unidade está integrada a um complexo prisional da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), o qual inclui mais quatro unidades na mesma cidade. Essas instalações compreendem três penitenciárias e um centro de progressão. Entre elas, a P1 Feminina Santa Maria Eufrásia Pelletier é destinada à custódia de detentas ilustres como Suzane Richthofen, Elize Matsunaga e Ana Carolina Jatobá.

O acidente

Fernando Sastre de Andrade Filho causou a morte do motorista de aplicativo Ornaldo da Silva Viana, ao bater na traseira do carro dele em 31 de março. A promotora Monique Ratton sustentou em denúncia que o empresário consumiu álcool antes de dirigir e causar o acidente. Em entrevista à TV Globo e gravada antes da prisão decretada, Fernando disse “só ter bebido água”.

Fernando Sastre de Andrade Filho também deu a versão dele a respeito da ida da mãe dele, Daniela Cristina de Medeiros Andrade. Ele afirma que permaneceram no local por mais de 1h e que, depois em casa, teve um descontrole que exigiu o uso de medicação.

De acordo com a perícia, o Porsche 911 de Fernando estava a 114 km/h o momento da batida. O automóvel chegou a alcançar 156 km/h numa avenida da Zona Leste de São Paulo que tem um limite regulamentar de 50 km/h. Fernando Sastre de Andrade Filho afirmou que não tinha percebido que estava na velocidade apontada pela perícia.

Marcus Vinicius Machado Rocha, que estava no carro de luxo com Fernando, teve alta após voltar a ser internado em São Paulo. Segundo informações da defesa de Marcus Vinicius, o motivo da internação foi uma complicação decorrente da cirurgia de retirada do baço.  Em depoimento, ele contrariou a versão do empresário ao dizer que o amigo tinha consumido bebida alcoólica antes de dirigir naquela noite. 

Parentes investigados por fraude processual

A Justiça de São Paulo acatou o pedido do Ministério Público e mandou a Polícia Civil abrir um novo inquérito sobre o caso do motorista Fernando Sastre, preso em Tremembé (SP). Dessa vez, para investigar se parentes do motorista cometeram crime de fraude processual. 

De acordo com as informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a investigação foi aberta nesta segunda-feira (1º) pelo 30º Distrito Policial de Tatuapé. Testemunhas relataram que viram pessoas tirando garrafas de dentro do carro, após o acidente em que o motorista do porsche, matou um outro motorista.

A fraude processual ocorre quando alguém faz algo para induzir a polícia, a perícia ou a Justiça a cometer um erro de avaliação de alguma investigação, inquérito ou processo. 

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