Centro de Reabilitação Psiquiátrico é inaugurado na Casa de Saúde Stella Maris, em Caraguatatuba

Espaço atende 24h por dia e conta com 10 leitos para internação e recuperação de pacientes

Redação Band Vale

Centro de Reabilitação Psiquiátrico foi entregue no fim de semana Cláudio Gomes/PMC
Centro de Reabilitação Psiquiátrico foi entregue no fim de semana
Cláudio Gomes/PMC

Caraguatatuba inaugurou neste fim de semana, o primeiro Centro de Reabilitação Psiquiátrico do Litoral Norte, na Casa de Saúde Stella Maris.

O espaço conta com 10 leitos para internação e recuperação de pacientes. Os atendimentos funcionam 24 horas por dia e recebe casos encaminhados pela urgência e emergência das UPAs.

O médico e coordenador do Centro de Reabilitação Psiquiátrico, Carlos Henrique Tricoli, acredita que a nova ala vai conseguir atender com agilidade, principalmente, os pacientes que acabavam encaminhados para outros municípios.

O investimento destinado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo foi de aproximadamente R$ 2 milhões. O órgão estatal usou o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para realizar a distribuição dos recursos.

OUTROS SERVIÇOS

Em nota, a Secretaria de Saúde da cidade, afirma que Caraguatatuba possui diversos recursos para atender pacientes que precisem de apoio psicológico e/ou psiquiátrico. A princípio, o point de referência são as UBS's (Unidades Básicas de Saúde) e as ESF's (Equipes de Saúde da Família). 

Depois disso, os pacientes são encaminhados aos equipamentos psiquiátricos: CAPS 2 (Centro de Atenção Psicossocial), CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), ASMIJ (Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil) e CER (Centro de Reabilitação). 

As urgências e emergências são atendidas pelas UPA's (Unidades de Pronto Atendimento) e encaminhadas, via Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde), para hospitais com atendimento psiquiátrico, seja na cidade ou em outros municípios, referenciados pela Departamento Regional de Saúde (DRS), localizado na cidade de Taubaté.

Mais notícias

Carregar mais