Caraguatatuba inaugurou neste fim de semana, o primeiro Centro de Reabilitação Psiquiátrico do Litoral Norte, na Casa de Saúde Stella Maris.
O espaço conta com 10 leitos para internação e recuperação de pacientes. Os atendimentos funcionam 24 horas por dia e recebe casos encaminhados pela urgência e emergência das UPAs.
O médico e coordenador do Centro de Reabilitação Psiquiátrico, Carlos Henrique Tricoli, acredita que a nova ala vai conseguir atender com agilidade, principalmente, os pacientes que acabavam encaminhados para outros municípios.
O investimento destinado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo foi de aproximadamente R$ 2 milhões. O órgão estatal usou o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para realizar a distribuição dos recursos.
OUTROS SERVIÇOS
Em nota, a Secretaria de Saúde da cidade, afirma que Caraguatatuba possui diversos recursos para atender pacientes que precisem de apoio psicológico e/ou psiquiátrico. A princípio, o point de referência são as UBS's (Unidades Básicas de Saúde) e as ESF's (Equipes de Saúde da Família).
Depois disso, os pacientes são encaminhados aos equipamentos psiquiátricos: CAPS 2 (Centro de Atenção Psicossocial), CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), ASMIJ (Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil) e CER (Centro de Reabilitação).
As urgências e emergências são atendidas pelas UPA's (Unidades de Pronto Atendimento) e encaminhadas, via Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde), para hospitais com atendimento psiquiátrico, seja na cidade ou em outros municípios, referenciados pela Departamento Regional de Saúde (DRS), localizado na cidade de Taubaté.