Uma forte tempestade atingiu a cidade de São José dos Campos nesta quinta-feira (12). A chuva, embora de curta duração, foi acompanhada por ventos fortes, causando impactos notáveis na região.
Durante o período em que a chuva intensa prevaleceu, granizo foi relatado em algumas áreas da cidade. Este fenômeno meteorológico, não muito comum na região, chamou a atenção dos moradores e preocupou muitos deles, devido ao potencial de causar danos às plantações e veículos.
Os ventos fortes associados à tempestade derrubaram várias árvores em diferentes partes da cidade. Não há informações de feridos até o momento.
O que diz a Prefeitura
A Prefeitura de São José dos Campos informa que a chuva e o vento na tarde desta quinta-feira (12), causaram a queda de árvores e galhadas na cidade, com registro de mais de 40 ocorrências nas regiões sul, centro, leste, oeste e sudeste. As regiões mais atingidas foram sudeste e oeste.
Equipes da Prefeitura, da Manutenção da Cidade, Mobilidade Urbana, EDP, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, estão nas ruas trabalhando para o atendimento da população e a desobstrução de vias públicas. Não há registro de vítimas.
Outros estragos
Um muro em um condomínio no Vista Verde caiu após os fortes ventos. Moradores relataram que ouviram o barulho durante a chuva e, após o temporal, perceberam que o muro tinha caído. Outro estrago ocorreu no CTA. O forro de uma instalação foi levado com a força dos ventos. Confira nas imagens a seguir:
O que diz a EDP
"A EDP informa que mantém as equipes mobilizadas e dedicadas ao atendimento de ocorrências provocadas pelas chuvas acompanhadas por ventos fortes em São José dos Campos, nesta quinta-feira (12). Os principais reparos estão relacionados à queda de galhos, árvores e lançamento de objetos sobre as redes elétricas, devido aos fortes ventos. Esse tipo de atuação demanda maior tempo de trabalho das equipes por conta da enorme complexidade.
Vale destacar que, em situações com grande volume de ocorrências como esta, a EDP atua com priorização no atendimento, primeiramente a hospitais, postos de saúde, escolas, creches, serviços essenciais, casos que possam oferecer risco à vida e ocorrências com grande volume de consumidores impactados. Parte dos trabalhos está sendo realizada em parceria com órgãos municipais, Defesa Civil, e o tempo de reparo das ocorrências varia de acordo com a dimensão dos danos em cada caso.
Até o momento, foram registradas, em São José, 235 ocorrências. Entre os bairros mais afetados estão Jardim Satélite, Vila Tesouro, Jardim da Granja e Vista Verde. A população deve ficar atenta quanto à possibilidade de novas tempestades nos próximos dias"