Band Vale

Cidade de Cunha celebra 300 anos de fundação com programação especial

Fundada em 19 de março de 1724, Cunha está situada no alto Paraíba, em uma área de 1.410 km² de colinas e montanhas

Redação Band Vale

As festividades do aniversário de Cunha terão início nesta segunda (18)
As festividades do aniversário de Cunha terão início nesta segunda (18)
Divulgação/ PMC

Cunha, uma cidade localizada no leste do estado de São Paulo, está prestes a comemorar um marco histórico: seus 300 anos de fundação no próximo dia 19 de março. Para celebrar esse momento especial, a prefeitura promete uma programação com shows e homenagens.

Fundada em 19 de março de 1724, Cunha está situada no alto Paraíba, em uma área de 1.410 km² de colinas e montanhas, cercada pelas imponentes serras da Quebra-Cangalha, da Bocaina e do Mar. Com limites que se estendem até municípios como Ubatuba, São Luiz de Paraitinga, Lagoinha, Guaratinguetá, Lorena, Silveiras, Areias, São José de Barreiro (no estado de São Paulo) e Angra dos Reis e Paraty (no estado do Rio de Janeiro), Cunha se destaca como uma das 12 estâncias climáticas de São Paulo, reconhecida pelo Estado de São Paulo por atender aos pré-requisitos estabelecidos por lei.

O clima temperado e seco, com variações de temperatura que oscilam entre -3 a 15 ºC no inverno e de 15 a 25 ºC no verão, oferece um ambiente agradável durante todo o ano. Com uma população de 21.866 habitantes, sendo 12.167 na zona urbana e 9.699 na zona rural, de acordo com o Censo de 2010 realizado pelo IBGE, Cunha possui uma área total de 1.407,319 km² e uma altitude média de 1.100 metros, com seu ponto mais alto atingindo os 1.840 metros no Pico da Pedra da Macela.

As festividades do aniversário de Cunha terão início nesta segunda (18) à noite promete trazer um pouco da vida rural para a cidade, com apresentações de Fiduma & Jeca, garantindo momentos de alegria e descontração para todos os presentes. Na terça-feira, com o hasteamento das bandeiras às 7h45 e o Desfile Cívico, que contará com a participação das escolas municipais, estaduais e particulares, a partir das 8h. Às 11h, será realizada uma missa especial na Igreja São José, local onde teve início a história da cidade, seguida de um almoço preparado para 5.000 pessoas.