Cidades da região do Vale do Paraíba subiram em Ranking de Competitividade

Ferramenta trabalha com a atuação dos líderes públicos brasileiros e busca entender como está a competividade de uma cidade em relação à outra

Redação Band Vale

Jacareí subiu 15 pontos em relação ao ano passado Divulgação/ PMJ
Jacareí subiu 15 pontos em relação ao ano passado
Divulgação/ PMJ

Dados divulgados pelo Centro de Liderança Pública apontam que cidades da região subiram em Ranking de Competitividade. Jacareí e Caraguatatuba se destacaram entre os municípios da região. São José dos Campos ficou na mesma posição no período de um ano, e Taubaté caiu 26 posições.

O ranking é uma ferramenta que trabalha com a atuação dos líderes públicos brasileiros e busca entender como está a competividade de uma cidade em relação à outra, de um determinado estado.

Para isso, é feita uma análise conjunta de 10 pilares e, entre os objetivos, estão: incentivar a competição positiva, valorizar os casos de sucesso, ser um sistema de incentivo para a melhoria da gestão, entre outros.

Olhando para a região do Vale do Paraíba, temos alguns destaques. Jacareí, por exemplo, ficou na 37ª colocação no Brasil e subiu 15 pontos em relação ao ano passado. A classificação é importante para atrair investimentos à cidade.

Por outro lado, se Jacareí subiu no ranking, São José dos Campos ficou estagnada. De 2021 para 2022, o município continuou no 25º lugar na posição nacional. Mesmo assim, ainda é a mais bem colocada cidade do Vale do Paraíba e ficou em 16º lugar da região sudeste. 

Taubaté não se mostrou tão bem. Do ano passado pra cá, a cidade caiu 26 pontos e hoje alcança a posição de número 73 no ranking geral. Mesmo assim, alguns potenciais tiveram alta, como: qualidade da Educação e Saúde.

No Litoral Norte, Caraguatatuba ficou na 38ª colocação no Brasil, logo atrás de Jacareí, e subiu 36 pontos em relação a 2021.

O Ranking de Competitividade dos Municípios está na terceira edição e tem como ideia principal apoiar as lideranças públicas nas tomadas de decisão.

Mais notícias

Carregar mais