As cidades da região do Vale do Paraíba já se preparam para as eleições de 2022, que irão ocorrer neste domingo (02). O transporte das urnas para os locais de votação começou por volta das 8h nos municípios.
As urnas descem do caminhão e são levadas até os pontos de votação. A ação é realizada sob o olhar da GCM (Guarda Civil Municipal) de cada município, com apoio da Polícia Militar. As urnas ficarão guardadas pelas forças de segurança até o dia das eleições.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 1 milhão e 900 mil eleitores são esperados nos colégios eleitorais da Região Metropolitana do Vale do Paraíba neste domingo.
Os colégios eleitorais abrem os portões às 8h, e seguem pontualmente até às 17h, quando se encerra a votação em todo o Brasil. É essencial que o eleitor saiba sua seção eleitoral, para agilizar o processo de votação.
São José dos Campos
Em São José dos Campos, por exemplo, sob um organizado esquema, caminhões e vans receberam os aparelhos que serão transferidos aos pontos de votação das regiões central e oeste da cidade.
Na cidade são mais de 1500 urnas que serão usadas no pleito e mais de 200 que são as chamadas urnas de contingência, que serão usadas em caso de defeito.
Taubaté
Em Taubaté, um dos maiores colégios eleitorais da região, os cartórios já preparam os locais de votação nesta sexta-feira (30). As urnas eletrônicas serão transportadas no sábado.
De acordo com o cartório eleitoral, os locais de votação começaram a ser preparados para receber as urnas às 12h. As urnas só serão levadas a partir de 6h da manhã de no sábado.
O município deve receber 803 urnas eletrônicas para as suas duas zonas e conta com 238.529 eleitores aptos para votar no domingo.
Aparecida
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, em Aparecida são 28 mil eleitores que se dividem entre os 14 locais de votação da cidade no dia da eleição. No cartório eleitoral, as 85 urnas eletrônicas estão prontas para o transporte, que será feito neste sábado.
Além de cuidar do próprio município, o cartório de Aparecida é responsável também por distribuir as urnas para as cidades de Potim e Roseira que, juntas, somam cerca de 21 mil eleitores segundo o TSE.