Cinco golfinhos morrem após encalharem na praia de Bora Bora, em São Sebastião

Segundo o Instituto Argonauta, esse é o primeiro registro dessa espécie de golfinhos no litoral norte

Redação Band Vale

Golfinhos de Fraser encalharam na Praia de Bora Bora, em São Sebastião Divulgação/Instituto Argonauta
Golfinhos de Fraser encalharam na Praia de Bora Bora, em São Sebastião
Divulgação/Instituto Argonauta

Cinco golfinhos-de-Fraser (Lagenodelphis hosei) morreram ao encalhar na praia de Bora Bora, em São Sebastião, na manhã desta terça-feira (24). Segundo o Instituto Argonauta, os animais eram todas fêmeas e variavam de 1,9m e 2,5m.

Pescadores relataram à equipe do instituto que 15 golfinhos estavam com dificuldades em voltar para o fundo do mar. O grupo tentou auxiliar os animais, mas apenas 10 corrigiram a rota.

Os animais não possuíam qualquer marca de violência, colisão ou rede. O material biológico foi recolhido e passará por necropsia para averiguar a causa do encalhe.

Ainda segundo o instituto, é a primeira vez a espécie é registrada no litoral norte.

Golfinho-de-Fraser

Segundo o Instituto Argonauta, o “golfinho-de-Fraser é geralmente mais robusto que os outros pequenos delfinídeos, possui rostro (bico) bem definido e curto. As nadadeiras peitorais e dorsal são pequenas. A espécie apresenta capa dorsal de coloração cinza-escuro a cinza-amarronzado, os flancos cinza-claro e ventre de branco a rosado. A porção inferior dos flancos pode apresentar coloração creme. O comprimento máximo encontrado foi de 2,64 metros, para ambos os sexos, e a espécie chega a pesar mais de 200kg”.

Mais notícias

Carregar mais