Comissões da Câmara realizam debate para tratar da implantação de termelétricas em São José

Encontro público acontece após votação polêmica na última quinta-feira (12); proposta foi aprovada em 1° turno, e deverá passar por nova apreciação no fim do mês

Lucas Rodrigues, Rádio Band Vale FM

Plenário na 51ª sessão ordinária do ano, na quinta (12). Flávio Pereira/CMSJC
Plenário na 51ª sessão ordinária do ano, na quinta (12).
Flávio Pereira/CMSJC

A Câmara dos Vereadores de São José dos Campos realiza um debate para discutir o projeto do Poder Executivo que trata da implantação de usinas termelétricas na cidade. 

O encontro deveria acontecer nesta segunda, às 18h, mas teve de ser adiado pois um dos participantes testou positivo para Covid-19. Uma nova data será marcada. O debate está sendo organizado pelas Comissões de Justiça, Meio Ambiente, Economia e Planejamento Urbano.

Representantes de entidades ligadas ao meio ambiente, e da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade foram convidados para a reunião. O objetivo é discutir os prós e contras da implantação de uma usina de geração de energia termelétrica em São José dos Campos.

VOTAÇÃO

O projeto já foi aprovado em primeiro turno na Câmara dos Vereadores na quinta-feira (12). Duas parlamentares de oposição, Amélia Naomi e Juliana Fraga, ambas do PT, manifestaram-se contra o projeto.  

Outros 17 parlamentares foram favoráveis à proposta, que foi incluída de última hora na Ordem do Dia, à pedido do governista Juvenil Silvério (PSDB). Apenas Thomaz Henrique (NOVO), se absteve da votação.

A votação foi polêmica, já que alguns vereadores acreditavam ser necessário mais tempo para discutir a proposta com a população joseense e com os órgãos ligados ao meio ambiente. Para a oposição, a liberação de usinas termelétricas movidas à gás natural, aumentaria a emissão de gases do efeito estufa e pioraria a qualidade do ar em São José dos Campos.

Já os parlamentares favoráveis ao projeto, destacaram em sua fala, que em meio à crise hídrica que o Brasil vive, serão necessárias alternativas para manter a distribuição de energia elétrica.  

De acordo com o projeto encaminhado pela Prefeitura de São José dos Campos para a Câmara, as usinas deverão executar medidas compensatórias de emissões de gases de efeito estufa devido à instalação e durante sua operação.

Para ser aprovada, a proposta precisa obter voto favorável de dois terços dos vereadores em dois turnos, com intervalo de no mínimo 10 dias entre eles.

A próxima votação está prevista para o final do mês.

Mais notícias

Carregar mais