Como o e-commerce ajuda melhorar a sensação de segurança?

95% dos internautas reclamam da segurança online

Redação Band Vale

Como o e-commerce ajuda melhorar a sensação de segurança?
Como o e-commerce ajuda melhorar a sensação de segurança?
Divulgação

Nesta semana a Conversion (uma das maiores agencia de SEO do País) soltou uma pesquisa que diz que 95% dos entrevistados querem mais segurança na proteção de dados na internet.

Para melhorar a sensação de segurança e cumprir a LGPD (Lei geral de proteção de dados) os e-commerces têm uma responsabilidade significativa já que para concluir uma venda, dados sensíveis são informados e compartilhados como parte do processo de transação online.

Nestas transações são coletadas e armazenadas uma variedade de informações pessoais dos compradores, como nome, endereço, número de telefone, informações de pagamento e histórico de compras.

Não são poucas as ações tomadas para proteger e guardar os dados dos clientes e esta responsabilidades, conheça algumas destas ações:

Coleta e uso adequados de dados que são necessários para concluir a transação e fornecer os serviços solicitados. Os e-commerce precisam informar aos compradores quais dados estão sendo coletados e como serão usados.

Além disso, é essencial obter o consentimento dos compradores para coletar e usar seus dados pessoais.

Os e-commerces devem adotar medidas de segurança adequadas para proteger os dados dos compradores contra acesso não autorizado, divulgação, alteração ou destruição.

Isso inclui a criptografia dos dados, a implementação de firewalls e sistemas de detecção de intrusão, além de procedimentos de gerenciamento de acesso e autenticação.

Uma Política de privacidade transparente, clara e acessível, que descreva como os dados dos compradores são coletados, usados e protegidos.

A política de privacidade deve ser facilmente encontrada no site do e-commerce e deve ser escrita de forma compreensível para o público em geral.

Se os e-commerces compartilharem os dados dos compradores com terceiros, como parceiros de pagamento ou serviços de entrega, é fundamental garantir que essas empresas também tenham medidas adequadas de segurança e privacidade em vigor.

As plataformas de venda devem ter acordos de confidencialidade e segurança de dados com esses parceiros.

Se ocorrer uma violação de segurança que comprometa os dados dos compradores, os e-commerces devem notificar prontamente os afetados e as autoridades competentes, conforme exigido pelas leis de proteção de dados em vigor (LGPD), por isso, se houver alguma falha de segurança, você será informado para tomar ações como alterar as suas senhas por exemplo.

Os sites devem estabelecer uma política de retenção de dados que especifique por quanto tempo os dados pessoais dos compradores serão armazenados.

Manter os dados por mais tempo do que o necessário aumenta o risco de violações de segurança e exposição indevida.

É importante ressaltar que essas responsabilidades da segurança é tanto do e-commerce como também dos usuários, que podem facilitar o acesso dos seus dados como login e senha, que podem ficar registrados em dispositivos de uso compartilhado.

Uma boa dica é seguir as recomendações de segurança que as próprias plataformas pedem, e lembre-se, todo cuidado é pouco, proteja-se sempre.

*Escrito por Luis Vicente Calasans

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