Band Vale

Compras de Páscoa devem ter aumento de 15% na RM Vale

Entre esses produtos, destaca-se o chocolate pela intenção dos consumidores em manter a tradição de adquiri-lo durante o feriado

Redação Band Vale

Páscoa deve ter aumento de vendas na região
Páscoa deve ter aumento de vendas na região
Fabio Pozzebom/Agência Brasil

À medida que a Páscoa se aproxima, é inegável que os brasileiros voltam sua atenção para as tradições que envolvem este período festivo, incluindo o consumo do tão aguardado chocolate e dos peixes característicos da Sexta-Feira Santa. São práticas arraigadas na cultura familiar, carregadas de significados simbólicos e de afetividade.

A Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos (ACI-SJC) está otimista em relação às perspectivas comerciais para este ano, prevendo um possível crescimento de até 15% nas vendas de produtos alimentícios associados à data. Entre esses produtos, destaca-se o chocolate, cujos preços têm experimentado um aumento de 3,8% em comparação ao ano anterior, sem, no entanto, afetar a intenção dos consumidores em manter a tradição de adquiri-lo durante o feriado.

Sidiney Godoy, Presidente da ACI, ressalta a importância do chocolate, especialmente o formato de ovo, para as famílias, destacando seu significado religioso como símbolo de nascimento e vida, além de sua capacidade de proporcionar momentos de alegria e construção de memórias para as crianças, independentemente de compreenderem totalmente o contexto religioso.

No entanto, a Páscoa não se resume apenas a doces. A semana que antecede a celebração é marcada pela Semana Santa, e a Sexta-Feira Santa é tradicionalmente reservada ao consumo de peixes. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) adianta um possível aumento na demanda por peixes e bebidas, destacando o peixe congelado e o bacalhau como opções populares para as refeições dessa data. O azeite, utilizado na composição desses pratos, é apontado como o principal fator de aumento do ticket médio, registrando um aumento de 24,7% em relação ao ano anterior.

Considerando a melhoria recente nos indicadores de emprego e renda, a ACI-SJC reforça as expectativas positivas para o comércio durante o feriado, refletindo não apenas o fortalecimento do mercado, mas também o papel relevante das tradições na dinâmica econômica, impulsionando as vendas de produtos específicos em conformidade com a cultura nacional.