Dois consórcios de empresas foram escolhidos pela Prefeitura de São José dos Campos para apresentarem estudos técnicos da concessão do Aeroporto Prorº Urbano Ernesto Stumpf. Essas empresas atenderam aos pré requisitos solicitados pelo município, e agora, elas tem até o fim de abril para concluir o trabalho.
Essa etapa é importante porque vai subsidiar o modelo de concessão para expansão, exploração e manutenção do aeroporto. Com os estudos prontos, caberá à Prefeitura escolher entre as duas propostas.
O consórcio que tiver o projeto de concessão vencedor, não poderá participar da licitação para a exploração da concessão espaço. A previsão é de que todo esse processo seja concluído ainda este ano.
O aeroporto joseense foi municipalizado em dezembro do ano passado, após convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Infraestrutura. O terminal tem capacidade para atender até dois milhões e 700 mil passageiros por ano, mas, atualmente opera apenas o transporte de carga, serviço que pode ser ampliado pela facilidade de integração com modais rodoviário, marítimo e ferroviário.