Mais de 16 mil contribuintes do Vale do Paraíba caíram na Malha Fina da Receita Federal, devido a inconsistências na declaração do Imposte de Renda. O número representa cerca de 2% de todas declarações emitidas na região.
Entre março e setembro de 2022, a Receita Federal recebeu na jurisdição da Delegacia de São José 603 mil declarações do Imposto de Renda Pessoa Física. Segundo o fisco, são 13 mil declarações com Imposto a Restituir, representando mais de 80% do total em malha fina, 2.858 declarações com Imposto a Pagar, e 262 com saldo zero.
O cidadão cai na malha fina quando a Receita Federal identifica alguma incompatibilidade na declaração entregue, ou nota a necessidade de uma análise mais profunda para que seja comprovada ou eliminada a hipótese de fraude fiscal.
Para os que caíram na malha, será preciso entregar uma declaração retificadora à Receita Federal ou, se necessário, apresentar ao Fisco documentos que comprovem as informações apresentadas no documento.
A declaração do contribuinte fica retida pela Receita Federal, até que as incompatibilidades sejam retratadas e as pendências fiscais resolvidas. Depois disso, o CPF e a restituição do contribuinte são liberados.