A solenidade de Corpus Christi no Santuário Nacional de Aparecida terá mudanças neste ano devido à Covid-19. Nesta quinta-feira (3), as celebrações terão público reduzido para evitar aglomerações.
A principal celebração será às 9h, presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. A cerimônia será concluída com uma procissão interna, uma das características da solenidade.
Esta é uma das mudanças, inclusive: o trajeto e o formato da caminhada - a única do ano realizada de forma pública e solene com o Santíssimo Sacramento da Eucaristia - foram alterados em função da pandemia.
A caminhada será pelos corredores da Basílica e não pelo pátio externo. O público na missa terá que permanecer nos bancos. Para manter o distanciamento, cada banco vai acomodar apenas dois fiéis.
Antes de entrar no Santuário, os fiéis também terão de passar por uma triagem sanitária, com aferição de temperatura corporal e higienização das mãos.
Devido ao público reduzido, o número de missas foi ampliado. Ao todo, serão seis cerimônias na basílica durante toda a quinta-feira. Os horários: 6h45, 9h, 12h, 14h, 16h e 18h.
Em outros espaços do Santuário, ainda haverá outras duas celebrações: às 10h, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida; e às 18h na Basílica Velha de Aparecida.
De casa, os fiéis poderão acompanhar as celebrações das 9h, 12h e 18h. Nestes horários, as missas serão transmitidas pelas redes sociais do Santuário Nacional.