Corregedoria da PM apura ação policial em festa de dia das crianças em São José

Houve uma denúncia contra os policiais e o processo está em nível preliminar

Redação Band Vale

Os agentes envolvidos na ação continuam trabalhando normalmente Divulgação/ PM
Os agentes envolvidos na ação continuam trabalhando normalmente
Divulgação/ PM

A Corregedoria da Polícia Militar apura a ação policial realizada em uma festa de dia das crianças  no Campo dos Alemães em São José dos Campos no dia 12 de outubro.

Foi informado pela PM que o processo está em nível preliminar. Houve uma denúncia contra os policiais, mas nenhuma atitude foi tomada.

A corregedoria ainda informou que os agentes continuam trabalhando normalmente pois ainda estão apurando os fatos para identificarem a veracidade das denúncias.

O caso

Uma ação social de dia das crianças realizada no Campo dos Alemães terminou em confusão e com crianças feridas com balas de borracha, no dia 12 de outubro.

A ação foi realizado por um MC e um DJ da cidade. Eles anunciaram a comemoração dias antes, mas, no dia programado, informaram que o evento havia sido cancelado. “Evento que seria realizado […] foi cancelado, a Produtora que estava realizando o evento informou que a Prefeitura não autorizou a montagem do palco, sendo assim show cancelado”, disseram. 

Mesmo com a anúncio de cancelamento, a população esteve no local e o MC cantou para o público presente em uma rua do bairro. Ele também jogou dinheiro para os presentes. 

Em vídeos nas redes sociais é possível ver uma confusão, com crianças e adultos correndo de tiros de bala de borracha e gás de pimenta. 

O que diz a Prefeitura

A Prefeitura de São José dos Campos informa que pessoas tentaram realizar um evento no Campo dos Alemães no feriado de quarta-feira (12) sem autorização dos órgãos competentes.

Os organizadores montaram um palco na rua para realização de show à revelia de todos os requisitos básicos previstos para isso.

Apesar de terem sido alertados, ao longo do dia ocorreram constantes tentativas dos organizadores de descumprirem a orientação, sendo necessária a intervenção dos órgãos de fiscalização.

A Prefeitura lamenta a atitude dos organizadores, que foram irresponsáveis e terão que arcar com as consequências de seus atos.

O que  diz a Polícia Militar

A Polícia Militar esclarece que atuou na desobstrução da via ao término de um evento não autorizado pela prefeitura. É oportuno destacar que, durante a ação, algumas pessoas hostilizaram os policiais com arremessos de objetos, havendo, portanto, a necessidade de utilização de meios necessários para dispersar as mais de 500 (quinhentas) pessoas presentes no local e salvaguardar vidas. Por fim, é imprescindível registrar que toda e qualquer ação policial é apurada sob a ótica da legalidade. 

Mais notícias

Carregar mais