Band Vale

Covid: Jacareí sofre com falta de testes na rede pública e restringe público

Agora, só serão testados na cidade pacientes com sintomas graves

Redação Band Vale 19/01/2022 • 08:44
Em Jacareí testes estão em falta
Em Jacareí testes estão em falta
Leopoldo Silva/Agência Senado

Há pelo menos três semanas as Unidades de Saúde da Região vivem superlotadas de pacientes com sintomas respiratórios. Em Jacareí por exemplo, no início do mês a capacidade de testagem chegava a mil testes feitos por dia, no centro de testagem da cidade. 

De acordo com a Secretária de Saúde da cidade Rosana Gravena, todos os casos suspeitos de Covid-19, na Santa Casa estão à espera do resultado dos testes, o que evidencia a falta de insumos dentro das clínicas hospitalares. 

COMPRA EMERGENCIAL

Rosana Gravena afirmou que a cidade chegou a fazer a compra emergencial de novos testes, mas que o fabricante não pôde honrar com a entrega dos mesmos, devido à falta de insumos no mercado. 

MUDANÇA DE PROTOCOLO

Ainda segundo a Secretária de Saúde, devido a essa defasagem foi preciso mudar o protocolo de testagem. Agora, somente quem está com sintomas graves da doença faz o procedimento. 

Só que essa mudança acende o alerta para o risco de subnotificação, que são os casos dados como positivos para Covid a partir dos sintomas do paciente e não por comprovação científica. 

CENTRO DE TESTAGEM

No início desse mês, a prefeitura de Jacareí chegou a criar um centro de testagem. No local foram feitos até mil testes por dia, devido a demanda pós festas de fim de ano e a alta na taxa de contágio pela variante Ômicron. Mas esse tipo de atendimento precisou ser suspenso. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, hoje, cerca de 50% das pessoas que procuram uma unidade de saúde testam positivo pra Covid-19 na cidade.