Criminosos invadem computador da Funcabes e pedem criptomoedas como resgate

Polícia Civil investiga o caso

Redação Band Vale

Criminosos invadem computador da Funcabes e pedem criptomoedas como resgate
Criminosos invadem computador da Funcabes e pedem criptomoedas como resgate
Funcabes

Um computador da Fundação Caixa Beneficente dos Servidores (Funcabes), da Universidade de Taubaté (UNITAU), foi invadido durante o recesso de fim de ano. Os criminosos acessaram algumas planilhas, que foram corrompidas, e pediram um resgate em criptomoedas.

De acordo com a Fundação, não houve acesso a nenhum tipo de sistema ou banco de dados. No equipamento invadido foi encontrado um documento de texto no qual eles pedem o resgate em criptomoedas. 

A Funcabes afirma que colabora com as investigações e que a cobrança não foi feita diretamente a nenhum servidor. A polícia foi acionada.

O que diz a SSP

“A Polícia Civil investiga um caso de crime cibernético contra uma empresa, ocorrido na tarde de quinta-feira (28/12), na Avenida Nove de Julho, centro de Taubaté, interior de São Paulo. De acordo com uma representante da Fundação Caixa Beneficente dos Servidores da Universidade de Taubaté (FUNCABES), de 51 anos de idade, foi informada por um funcionário que haviam problemas de corrupção de arquivos no Sistema. Em uma das pastas, havia um arquivo que exigia uma quantia de dinheiro, em BitCoin, para a devolução dos arquivos corrompidos. A ocorrência foi registrada como invasão de dispositivo informático no DEIC de Taubaté. As investigações seguem em andamento.”

Mais notícias

Carregar mais