Na última terça-feira (18), o Museu Major Novaes, localizado na cidade de Cruzeiro (SP), inaugurou a Sala da Revolução. A abertura do espaço se deu após uma solenidade realizada pela manhã, tendo o seu início por volta das 9h30. A cerimônia contou com a presença de vários convidados especiais.
Os acervos, que estão divididos em duas salas, trazem detalhes ainda mais enriquecedores do acontecimento histórico para o Brasil, para o Vale do Paraíba, e principalmente para o município cruzeirense.
A cidade carrega um grande orgulho de ser considerada palco do revolvimento que recentemente foi considerado oficialmente a Capital Federal da Revolução de 32.
A oficialização se deu por meio de um projeto que seguiu tramitação no Congresso Nacional, após apoio do deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil), e depois sancionado pelo presidente Lula. O fato foi constantemente ressaltado pelas autoridades nos discursos apresentados. O vereador e vice-presidente da Câmara dos Vereadores local, Paulo Filipe, que foi um dos articuladores para que o projeto fosse aprovado, disse que “isso favorece não só a retomada da história de Cruzeiro, quanto do estado de São Paulo, mas também o desenvolvimento, a história se torna cada vez mais viva, tendo uma pertence de uma capital federal, para contar e lembrar que Cruzeiro teve um papel fundamental na nossa Revolução de 32”.
O evento contou também com homenagens às pessoas que ajudaram nos cuidados médicos com os combatentes da guerra. Uma delas a enfermeira Benedita Olimpia de Oliveira, falecida em 1999, que no período se candidatou voluntariamente a trabalhar na área da enfermagem. Em nome dela, o filho Sérgio Antônio dos Santos destacou que estava “bastante emocionado e surpreso” com a homenagem, e relembrou relatos contados pela sua mãe sobre as batalhas e conquistas da época.
A valorização histórica da Revolução de 1932, coincide com propósitos econômicos e turísticos de Cruzeiro, que tem o objetivo de se tornar uma Estância Turística. Cidades que detém esse título, recebem mais aportes específicos para realizar investimentos necessários. O prefeito Thales Gabriel (PSD), ressaltou que por meio do atrativo histórico da Guerra Paulista, isso poderá ser concretizado. Segundo ele, a lei federal sancionada traz uma legitimidade ainda maior para que isso aconteça, fortalecendo o turismo, e trazendo mais pessoas interessadas na história do país.
As salas estão abertas para a visitação do público no Museu Major Novaes, localizado na Avenida Jorge Tibiriçá, 1420, Vila Canevari, Cruzeiro, 12710-040. O telefone para contato é (12) 3141-1100
Parceria entre Band Vale e Unifatea
Essa matéria foi escrita por alunos da Unifatea, em uma parceria com a Band Vale. O objetivo da parceira é permitir que os alunos produzam reportagens e tragam mais visibilidade para região do Vale Histórico, por meio de conteúdos jornalísticos.