Tecnologia do CSI de São José auxilia na captura de 150 procurados pela Justiça

Segundo balanço da Prefeitura entre os capturados estavam pessoas já condenadas pela Justiça por crimes como homicídio, violência doméstica, roubo e estupro

Redação Band Vale

Tecnologia do CSI de São José auxilia na captura de 150 procurados pela Justiça
Tecnologia do CSI de São José auxilia na captura de 150 procurados pela Justiça
Divulgação/ Prefeitura de São José

Desde o início das operações, em 2021, a tecnologia das câmeras inteligentes com reconhecimento facial do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), da Prefeitura de São José dos Campos, já contribuiu para a prisão de 150 pessoas procuradas pela Justiça.

O caso mais recente aconteceu na última terça-feira (24). Após denúncias de que pessoas estariam atuando no comércio de entorpecentes na região central de São José dos Campos, a GCM (Guarda Civil Municipal) foi acionada e, com o monitoramento das câmeras inteligentes do CSI, dois suspeitos foram abordados. Foi constatado que um deles era procurado pela Justiça. Os dois cidadãos foram conduzidos à Polícia Civil.

Balanço da Prefeitura aponta que na lista dos 150 capturados estavam pessoas já condenadas pela Justiça por crimes como homicídio, associação/tráfico de drogas, prisão civil, violência doméstica, roubo, furto, estupro, estelionato e lesão corporal.

O CSI conta com 1.200 câmeras inteligentes com reconhecimento facial, rastreamento de pessoas, objetos e veículos, detecção de movimento e tempo de permanência.

Banco de 'procurados'

Hoje, o CSI tem acesso a bancos de dados de pessoas e veículos tanto do Estado (pelo Detecta) como do Brasil (com o Córtex, do Ministério da Justiça), todos integrados em um sistema inteligente.

No CSI, estão instalados representantes de todas as forças de segurança, agentes da Mobilidade Urbana, equipes da Defesa Civil e do Apoio Social ao Cidadão. O trabalho é totalmente integrado por meio do Programa São José Unida. 

O acesso à tecnologia do CSI também não fica restrito ao prédio. A Prefeitura disponibiliza mini-centrais do CSI nas sedes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.

Mais notícias

Carregar mais