A discussão sobre o trabalho remoto que está em alta porque Sam Altima, CEO da OpenAI e um dos criadores do ChatGPT declarou: ¨O TRABALHO REMOTO FOI UM ERRO E DEVE ACABAR!¨
Nestas duas últimas semanas esta discussão foi tema comum nas conversas, principalmente de quem trabalha com tecnologia, desenvolvimento e TI.
Conversei com Fernando Belini, fundador de uma das maiores agências de consultoria de e-commerce/MarketPlace do Brasil que adotou o trabalho remoto pouco depois dos anos 2.000 e muita gente nem imaginava o que seria isso.
Para Belini, o modelo remoto já está estabelecido e para funcionar precisa desenvolver o modelo mental dos envolvidos, até que o fluxo de trabalho corra sem problema e quando isso acontece os ganhos para os projetos são incríveis.
E quais são estes ganhos?
O acesso que as empresas têm aos profissionais mais qualificados do mercado é um dos principais fatores de sucesso, e a recíproca também é verdadeira, ou seja, independente do lugar que o funcionário mora, ele pode prestar serviço para qualquer empresa que tenha acesso a internet e focar em uma entrega de qualidade.
O tempo gasto em deslocamento, com o modelo remoto é convertido diretamente em qualidade de vida para o funcionário, pois o tempo que ele ficaria em trânsito, ele pode dedicar a família ou investir em algum hobby, e ficando mais motivado, o trabalho também será feito com muito mais atenção.
A economia de dinheiro também existe, pois não há gasto com passagens, combustíveis e até pedágios e isso se converte em poder de compra para o funcionário e em economia para a empresa (ainda mais que redução de custo é um tema frequente nas reuniões corporativas).
Outra possibilidade do trabalho remoto é para os consultores que não precisam se dedicar 8 horas por dia ao mesmo projeto ou empresa, assim, ele pode atender mais de uma empresa e melhorar o seu ganho mensal, ao mesmo tempo que a empresa paga por horas trabalhadas e não um salário mensal inteiro.
Rapidamente aqui, levantamos quatro pontos que o trabalho remoto beneficia, e se alguns maus profissionais não se adaptam, ou não se comprometem com a entrega quando trabalham remotamente, é muito mais um problema de maturidade do profissional do que do modelo, pois, o sucesso dos times da B2BMais no mercado de E Commerce e Marketplace provam isso.
* Artigo escrito por Luis Vicente Calasans