Decisão desfavorável a fase laranja em São José dos Campos, coloca em xeque tentativa de outros municípios

Redação Band Vale

Prefeitura de São José dos Campos sofre derrota no STF Claudio Vieira/PMSJC
Prefeitura de São José dos Campos sofre derrota no STF
Claudio Vieira/PMSJC

O desfecho da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou nesta segunda-feira, 8, a liminar que autorizava a abertura do comércio não essencial de São José dos Campos pode naufragar a intenção de outros prefeitos da região que também buscam o retorno para a fase laranja do Plano São Paulo. 

A prefeita de Ubatuba, Flávia Pascoal, disse que os advogados do município devem acionar a Justiça nesta segunda-feira, 8, para reivindicar a reabertura do comércio não essencial.  

Cruzeiro também já havia entra na Justiça, mas perdeu em Primeira Instância a tentativa de reverter a fase vermelha no fim de semana. O município recorreu, mas foi derrotado Tribunal de Justiça e, agora, aguarda uma reavaliação da decisão. Pindamonhangaba também tenta autorização judicial para reabrir o comércio. 

Por enquanto, só Aparecida permanece na fase laranja. O Governo do Estado diz que ainda não foi notificado a respeito da decisão judicial. 

São José dos Campos conseguiu na Justiça uma liminar na última sexta-feira, 5, autorizando a permanência da cidade na fase laranja. O recurso foi derrubado pelo STF nesta segunda-feira, 8. 

O abre e fecha do comércio gera incertezas para os empresários. Proprietária de uma loja de moda feminina em São José dos Campos, Fernanda Varandas, relata que o planejamento da loja fica comprometido, além da queda na margem dos lucros das mercadorias. 

“No ano passado, tínhamos acabado de receber os itens da coleção inverno, mas fomos obrigados a baixar o lucro em 50%. Isso faz com que você tenha uma certa insegurança na hora de adquirir os produtos para a venda”, disse. 

Mais notícias

Carregar mais