Defesa Civil controla focos de queimadas no Vale do Paraíba, restando um ativo em Bananal

Equipes continuam no local monitorando as áreas afetadas e combatendo as chamas restantes

Redação Band Vale

Defesa Civil controla focos de queimadas no Vale do Paraíba, restando um ativo em Bananal
Incêndio em área do Inpe, no interior de SP
Reprodução

Após intensos esforços das equipes da Defesa Civil, a região do Vale do Paraíba, que registrava focos de queimadas em quatro cidades, tem apenas um foco ativo nesta sexta-feira (13). 

A cidade de Bananal é a única que ainda conta com um incêndio em andamento, onde atuam as equipes com o apoio do helicóptero Águia 8, equipado com sistema de asa rotativa para combate aéreo.

A atualização foi divulgada pela Defesa Civil estadual às 12h55, informando que os outros focos, que estavam nas cidades de Cachoeira Paulista, Campos do Jordão e São José do Barreiro, foram controlados. As equipes continuam no local monitorando as áreas afetadas e combatendo as chamas restantes em Bananal.

Em entrevista a Rádio Band Vale FM, Capitão Farina, da Defesa Civil do Estado de SP falou sobre a operação realizada para o combate das chamas. Confira:

Veja detalhes das ocorrências do Vale do Paraíba:

Bananal

Segundo a Defesa Civil Estadual, a cidade de Bananal está com cinco focos visíveis de incêndio, com muita fumaça. Porém, estão bem amenos devido a queda de temperatura durante a noite.

São José do Barreiro

Em São José do Barreiro foi registrado três focos visíveis de fumaça, que também estão amenos devido a queda de temperatura à noite.

Cachoeira Paulista

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Estadual seguem atuando no combate às chamas que atingem a cidade. Ainda segundo a Defesa Civil, a Rodovia dos Tropeiros (SP-068) chegou a ser interditada por aproximadamente 3h, mas depois do fogo ser controlado o tráfego foi liberado. 

Na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), outro incêndio atingiu uma Área de Preservação Permanente e vegetação natural no interior de uma propriedade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

De acordo com o COMPDEC, até o momento o fogo consumiu uma área de aproximadamente 140 hectares. Até o momento não houve registro de vítimas. 

Campos do Jordão

Em Campos do Jordão, o dia iniciou sem focos visíveis de incêndio. Segundo a Defesa Civil, será feito a vistoria nas proximidades do Amantikir.

Os focos de incêndio que atingiram Campos do Jordão (SP) foram extintos por volta das 9h30 desta quarta-feira (11), após mais de 20 horas de combate.

Conhecida por sua paisagem verde e apelidada por muitos como a "Suíça Brasileira", Campos do Jordão (SP) ganhou um novo cenário após os incêndios que atingiram a cidade mais alta do Brasil. 

Mais notícias

Carregar mais