A Defesa Civil emitiu um alerta de possibilidade de ventos fortes para todo Litoral Paulista, entre 21h de quarta-feira (08), e 18h de quinta (09). Já o Climatempo divulgou que as temperaturas começam a subir em boa parte do país também a partir de quarta-feira (08), dando início a uma nova onda de calor que pode resultar em máximas na casa dos 40ºC.
Fortes ventos
A previsão é que os ventos possam chegar a 74 km/h e, por isso, nas áreas litorâneas, a agitação marítima ficará mais intensa. Por isso, durante o período do alerta, não é recomendado que as pessoas permaneçam no mar e na orla das praias, mantendo atenção com as edificações, infraestruturas e vias que estejam em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras. Também é preciso redobrar o cuidado com embarcações, evitando adentrar em alto mar.
Outro ponto importante é evitar a prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surf, windsurf e kitesurf.
Onda de Calor
Segundo o Climatempo, com o estabelecimento do ar seco sobre o país novamente, as temperaturas vão subir muito, configurando uma nova onda de calor com temperaturas 5?°C ou mais acima da média e por um período de mais de cinco dias.
Confira recomendações para evitar consequências do calor:
- Não deixe bebês, crianças, idosos ou animais em carros estacionados, mesmo em paradas rápidas, e nem em outros ambientes fechados sem ventilação ou circulação de ar;
- Mantenha a sua casa e ambiente de trabalho arejados, facilitando a circulação de ar;
- Evite se exercitar ou praticar atividades intensas ao ar livre sem as proteções adequadas mesmo que já esteja habituado a elas;
- Não se esqueça de manter o corpo sempre hidratado bebendo água, água de coco, sucos, chás frios ou isotônicos a cada duas horas mesmo sem sede;
- Prefira refeições leves e fracionadas no decorrer do dia;
- Refresque-se tomando banhos nos horários mais quentes do dia e em locais seguros.
- Recomenda-se, em dias de muito calor, colocar umidificador ou uma toalha molhada nos quartos para dormir;
- Pacientes com doenças crônicas (hipertensão, arritmia, respiratória, renal, diabetes, obesidade, alcoolismo) deverão consultar seus médicos sobre os medicamentos em uso contínuo e/ou dietas prescritas em situações de calor extremo.