A Defesa Civil do de Ilhabela iniciou na segunda-feira (18) as intervenções no bloco rochoso que formam a terceira queda da Cachoeira dos Três Tombos. O local está interditado desde o dia 2 de fevereiro.
De acordo com a Prefeitura, após o laudo técnico do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e do IPA (Instituto de Pesquisas Ambientais) apontar a possibilidade de tombamento de blocos, o órgão e a administração do Parque Estadual procuraram por uma empresa para realizar o serviço, mas não tiveram retorno, com isso, os agentes da Defesa Civil iniciaram os trabalhos.
O coordenador da Defesa Civil de Ilhabela, Ronaldo Alves, explicou a atual situação das obras da cachoeira.
Como não houve retorno por parte da empresa, a Defesa Civil dentro da margem do risco e da segurança começou a desmontar o bloco. O primeiro passo foi checar os locais de ancoragem para a utilização de tifor e talha. Foi utilizado o rapel com alavanca, tudo dentro da margem de segurança dos agentes envolvidos
Devido a remoção de um bloco, houve maior desestabilização, com o aparecimento de rachaduras maiores e passagem de água entre elas. O local seguirá interditado até a conclusão dos trabalhos, que segue sem previsão.