Band Vale

Desocupação do Pinheirinho, em São José dos Campos, completa 10 anos

Área segue sem atividade e é alvo de briga jurídica

Redação Band Vale

A desocupação do Pinheirinho, em São José dos Campos, completa 10 anos neste sábado (22). Após todo esse tempo, a área segue sem utilização após ser desocupada (relembre imagens no vídeo acima).

A área, na zona sul de São José dos Campos, tinha 1.800 famílias, quase oito mil pessoas. A ocupação começou em 2004 e cresceu ao longo de oito anos. O espaço, além de casas, contava com comércios, escolas e igrejas.

Após a desocupação, a área está sem uso. O mato cresce e há apenas um imóvel, onde ficam os vigilantes.

As famílias que moravam no Pinheirinho foram levadas para um novo bairro, chamado Pinheirinho dos Palmares, na zona leste. No local, foram construídas casas populares.

Segundo Toninho Ferreira, advogado das famílias, o ideal seria que o terreno voltasse ao poder público e fosse redistribuído aos moradores.

“Aquele terreno possui uma dúvida maior que seu valor venal com a prefeitura. Nós queremos que esse terreno seja entregue às pessoas. Outro processo muito grande é para que as famílias sejam reparadas, tem que ter uma indenização”, afirma.

Em nota, a prefeitura informou que há um processo de falência da empresa dona do terreno que corre na Vara da Fazenda Federal. “Estão sendo levantados os valores de créditos devidos para o pagamento de dívidas tributárias e com outros credores”.

A prefeitura também informou que não há perspectiva de leilão para o terreno do Pinheirinho.

Tópicos relacionados