Você sabia que em alguns casos uma mãe pode produzir leite para alimentar mais de uma criança? Quando isto ocorre, o leite pode ser doado para bancos e ajudar no desenvolvimento saudável de outros bebês
Neste Dia Mundial de Doação de Leite Humano, o bandvale.com traz orientações para as mães que produzem excedente e querem doar. O local correto a se procurar é o Banco de Leite Humano do Hospital Municipal, que é mantido pela Prefeitura e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).
A unidade fica no Ambulatório da Mulher, a unidade especializada busca promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Para dúvidas e agendamento, o telefone de contato é (12) 3901-3507.
O Banco de Leite Humano fica na Rua Saigiro Nakamura, 540, Vila Industrial, ao lado do Hospital Municipal, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Atualmente, estão cadastradas 40 doadoras, e o estoque está adequado.
Para doar, a mãe precisa ter leite excedente, de forma que não prejudique a amamentação do próprio filho. A candidata à doação realiza uma série de exames para garantir que está apta.
A unidade entrega para a mulher um kit para a retirada do leite. É importante lembrar que a ordenha deve ser feita em local limpo, com mãos higienizadas, de forma que não haja nenhuma sujeira no alimento.
Durante a pandemia, os atendimentos ocorrem mediante agendamento. Em caso de sintomas da covid-19 ou contato com pacientes positivos, a doadora fica afastada da doação por 14 dias. Nesse período, ela deve continuar a massagear os seios e retirar o leite excedente para manter estimulada a produção do alimento.