Band Vale

Domingo de Páscoa tem celebrações com a presença de fiéis em Aparecida

Otávio Baldim e Juliana Sever

Cerca de 200 pessoas acompanharam a missa deste domingo no Santuário Nacional
Cerca de 200 pessoas acompanharam a missa deste domingo no Santuário Nacional
Reprodução/ Juliana Sever

O efeito da decisão do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi imediato. Poucas horas depois da liberação da presença de público em missas e cultos, o Santuário Nacional de Aparecida, o maior templo dedicado a devoção mariana no mundo, voltou a receber fiéis para as celebrações. Cerca de 200 pessoas acompanharam a missa das 8h no interior da basílica neste domingo de Páscoa, 5.

Desde o mês passado, cultos e missas estavam proibidos de receber fiéis como medida de enfrentamento ao avanço do coronavírus. Com a decisão deste sábado, 4, do ministro, ainda em caráter liminar (provisório), estados e municípios não podem barrar completamente a realização de celebrações religiosas presenciais.

Para voltar a receber o público, igrejas e templos precisam limitar a ocupação a 25% da capacidade do local, manter distanciamento entre os assentos, exigir o uso de máscaras, disponibilizar álcool em gel e aferir a temperatura dos participantes.

Considerada uma das celebrações mais importantes para os católicos, a semana santa, que relembra a morte e ressurreição de Cristo, acontecia apenas de forma on-line no Santuário Nacional. Somente a visitação a imagem da santa estava liberada antes da decisão de Nunes Marques.