No início da tarde desta terça-feira (21), 97% dos clientes atendidos pela EDP no litoral estão com o serviço normalizado. Parte das interrupções de energia foram solicitadas pela Defesa Civil para garantir a segurança da população em áreas de risco, uma vez que ainda há locais com dificuldade de acesso pelas equipes. No entanto, tão logo haja um ambiente seguro e a autorização da Defesa Civil, as equipes da EDP estão prontas para realizar a energização destas áreas.
Desde a noite do último sábado, (18) as cidades do Litoral Norte do Estado de São Paulo foram atingidas por fortes chuvas que ocasionaram inúmeros alagamentos, deslizamentos de terra e interdição de estradas e rodovias que dão acesso à região.
Os municípios de Caraguatatuba e São Sebastião, área de concessão da EDP, receberam cerca de 680 mm de chuva em 24 horas que, segundo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), é o volume equivalente ao esperado para 90 dias de chuva. Diante deste cenário, moradores e turistas ficaram desabrigados, sem alimentos, água potável e comunicação. Os deslizamentos e alagamentos provocaram o rompimento e a interrupção da energia na região. Até o momento, foram registradas 44 mortes, 1.730 pessoas desalojadas e 766 desabrigadas.
Para atender todas as demandas da população, a EDP se uniu à Defesa Civil e aos órgãos estaduais e federais, e deslocou um contingente de cerca de 100 profissionais para agilizar o restabelecimento completo do fornecimento de energia.
A EDP se solidariza com todas as famílias do litoral norte de São Paulo e informa que continua trabalhando intensa e ininterruptamente, mobilizando equipes técnicas e voluntárias dedicadas para acesso à energia e apoio a todos.