Eleições 2022: Eleitores com ensino médio completo são recorde neste ano

Nas últimas duas eleições, de 2014 e 2018, a maioria das pessoas tinham o ensino fundamental incompleto

Redação Band Vale

São José é composta por 212.650 mil eleitores com ensino médio completo Divulgação/ TRE-SP
São José é composta por 212.650 mil eleitores com ensino médio completo
Divulgação/ TRE-SP

Dados do Tribunal Superior Eleitoral apontam que a maioria do eleitorado brasileiro é formado por pessoas com ensino médio completo. São mais de 41 milhões, o que equivale a 26% dos aptos a votarem nas eleições deste ano.

Nas últimas duas eleições, de 2014 e 2018, a maioria das pessoas tinham o ensino fundamental incompleto.

São José dos Campos, maior cidade da região metropolitana do Vale, é composta por 212.650 mil eleitores com ensino médio completo e também representando a maior parte do eleitorado, sendo 38%. Em segundo lugar são as pessoas com superior completo, mais de 117 mil.

O Gabriel Teixeira é de São José. Ele tem 20 anos e está no primeiro ano da faculdade. O jovem vai votar pela primeira vez para o cargo de presidente e diz que tem consciência sobre a importância do voto.

“Principalmente porque, como dizem por aí, somos o futuro do país, então eu acho que a gente já pode começar a construir o futuro desde agora, não precisa deixar para construir isso lá na frente. Principalmente torcendo muito ara os jovens saírem com uma cabeça boa das universidades, querendo colocar o pais pra cima, e não pra baixo.”

Continuando aqui no Vale do Paraíba, tanto Jacareí como Taubaté também têm a maior parte do eleitorado de pessoas com ensino médio completo. Somando os dois municípios dá 148.997.

Mas, conforme as informações do Tribunal Superior Eleitoral, em segundo lugar no país, estão as pessoas com ensino fundamental incompleto e corresponde a quase 23%.

O historiador com experiência em assuntos políticos, Moacir Santos, avalia que este cenário é resultado de uma defasagem no ensino educacional do Brasil.

“Uma parte importante dos brasileiros não completa o ensino, seja os mais pobres e a população negra, são as que apresentam os índices mais defasados em termos de idade e formação. Então, isso evidencia como a educação brasileira não consegue atender a todos como a constituição determina.”

Mais notícias

Carregar mais