A Embraer está com inscrições abertas para a turma de 2025 do Programa de Especialização em Software e Ciência de Dados (PES). Realizado em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o curso oferece uma pós-graduação lato sensu a distância, com foco em formar profissionais qualificados para a indústria aeronáutica.
Com duração de nove meses, o PES oferece 30 vagas, sendo 20 para especialistas em Software Embarcado e 10 para Ciências de Dados. Os alunos selecionados recebem auxílio inicial de R$ 3 mil, além de bolsas mensais de R$ 5 mil. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site www.embraer.com/pes até o dia 10 de novembro.
Segundo Andreza Alberto, vice-presidente de Pessoas, ESG e Comunicação Corporativa da Embraer, o programa está alinhado ao plano estratégico da empresa e visa desenvolver novas tecnologias e aumentar a eficiência. "O índice de contratação dos alunos pela Embraer ultrapassa 95%, o que reflete a importância desse programa para o nosso futuro", afirma.
O coordenador do programa pela UFPE, professor Adriano Sarmento, destaca a formação diferenciada oferecida pelo PES. "Os alunos aprendem a aplicar os conceitos vistos em sala de aula na solução de problemas reais da indústria aeronáutica. O alto índice de contratação dos egressos comprova a qualidade do programa", comenta.
O processo seletivo inclui prova de conhecimentos em Algoritmos, Estruturas de Dados, Probabilidade, Estatística e Matemática, além de entrevistas. O resultado será divulgado até o final de fevereiro, e as aulas começam em março de 2025.