A Embraer e a Nidec Corporation, fabricante global de motores elétricos, anunciaram nesta sexta-feira (06) uma fusão entre as empresas.
Segundo a Embraer, a transação com a Nidec Aerospace LLC é para desenvolver sistemas elétricos de propulsão para o setor aeroespacial.
O negócio principal da Nidec Aerospace é desenvolver, fabricar e vender sistemas elétricos de propulsão para veículos elétricos de decolagem e pouso verticais (eVTOL), os “carros voadores”.
A combinação de negócios tem objetivo de desenvolver novas oportunidades, fornecendo uma linha de produtos e serviços ao mercado global, sendo impulsionada inicialmente pelo crescimento da indústria de mobilidade aérea urbana.
A expectativa é que o setor de UAM movimente US$ 1,5 trilhões até 2040, de acordo com estudos da Morgan Stanley Research.
O primeiro cliente da Nidec Aerospace a encomendar o Sistema Elétrico de Propulsão foi a Eve Air Mobility.
A Embraer contribuirá com expertise e recursos relacionados ao controlador, e a Nidec contribuirá com sua expertise e recursos relacionados aos motores elétricos.
A empresa deve investir mais de US$ 77 milhões nos próximos anos para iniciar a produção em massa em 2026, segundo a Embraer.