A Embraer, referência global no setor aeroespacial, entregou nesta sexta-feira (27) a sétima aeronave multimissão C-390 Millennium à Força Aérea Brasileira (FAB).
O novo avião será incorporado ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. A entrega coincide com a comemoração dos cinco anos de serviço do primeiro C-390, que vem desempenhando uma vasta gama de missões militares e humanitárias ao redor do mundo.
Bosco da Costa Júnior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, destacou o desempenho da aeronave durante esse período: “Nos últimos cinco anos, o C-390 Millennium demonstrou qualidades operacionais, confiabilidade e versatilidade, executando as missões mais exigentes a qualquer hora, em qualquer lugar, com a Força Aérea Brasileira. Com a entrega desta nova aeronave, temos orgulho de poder contribuir ainda mais para o sucesso operacional das mais variadas missões da FAB.”
Desde sua introdução à frota da FAB em 2019, o C-390 vem comprovando sua eficiência em diversas missões, como o transporte de suprimentos durante a crise da COVID-19, operações de reabastecimento aéreo, repatriação de cidadãos brasileiros e combate a incêndios. Com uma capacidade de carga de 26 toneladas, velocidade de 470 nós e sistemas de aviônicos de última geração, o C-390 é reconhecido como uma das melhores aeronaves de sua categoria.
Além disso, a aeronave se destaca pela robustez e flexibilidade operacional, sendo capaz de operar em pistas não pavimentadas e realizar missões como transporte de carga e pessoal, operações especiais, apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento, e combate a incêndios, entre outras.
Atualmente, o C-390 Millennium já foi selecionado por várias nações, como Brasil, Portugal, Holanda, Áustria, Hungria, República Tcheca e Coreia do Sul. A frota em operação acumula mais de 14.000 horas de voo, com uma disponibilidade operacional de 93% e uma taxa de conclusão de missão superior a 99%, demonstrando seu valor estratégico e eficiência operacional.