Band Vale

Empresário de SP denuncia contaminação em molho de tomate da Fugini: “parecendo rato morto”

Morador de São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, encontrou algo inusitado e preocupante no alimento enquanto preparava o jantar em casa

Redação Band Vale

A Polícia Civil está investigando a possível contaminação de um pacote de molho de tomate da marca Fugini que ocorreu em São José dos Campos, cidade localizada no interior de São Paulo. O caso foi registrado na manhã desta terça-feira (1º) na Central de Polícia Judiciária da cidade. A marca já teve seus produtos suspensos após uma inspeção sanitária no ano passado (Veja mais abaixo).

De acordo com o boletim de ocorrência, um empresário de 46 anos relatou que, na noite de ontem, enquanto preparava o jantar em casa, encontrou algo inusitado e preocupante no alimento. Após abrir um pacote de molho de tomate da marca Fugini e mexer a mistura com a colher, ele notou uma consistência diferente no produto. Ao verificar melhor, encontrou o que aparentava ser um "rato morto" dentro da embalagem.

O empresário guardou o que encontrou de volta na embalagem e tirou uma foto mostrando o conteúdo. Na imagem, é possível ver o suposto animal no meio do molho de tomate. Ele levou o produto à delegacia, onde foi apreendido para perícia. Confira trecho do boletim de ocorrência: 

Investigação do caso

A polícia informou que está investigando o caso, mas ainda não retornou com detalhes sobre como será conduzida a investigação e a perícia do produto. A marca Fugini, ao ser contatada, afirmou que está ciente do ocorrido. 

Empresa já teve produção suspensa

A empresa envolvida no caso já teve a produção suspensa pela Anvisa no ano passado. A medida foi publicada no dia 27 de março de 2023. A medida foi adotada após a realização de uma inspeção sanitária conjunta realizada pela Anvisa, pelo Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e pela Vigilância Sanitária municipal de Monte Alto (SP). Na ação, foram identificadas falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas e rastreabilidade, entre outras. Em abril do mesmo ano, a Anvisa liberou a produção dos produtos. 

O que diz a Fugini?

A Fugini Alimentos informou que o consumidor foi atendido pelo SAC e recebeu instruções para enviar uma amostra do produto para análise. A empresa destacou que a produção de seus sachês de molho de tomate é automatizada e que, devido à ausência de conservantes, uma embalagem danificada pode causar contaminação, resultando em bolor. Confira nota na íntegra: 

"A Fugini Alimentos esclarece que o consumidor foi atendido pelo SAC, recebendo orientações de como proceder, incluindo a solicitação do envio de uma amostra do produto para que seja feito um laudo conclusivo. A empresa reitera que a produção, enchimento e fechamento das suas embalagens sachê de Molho de Tomate é totalmente automatizada. Por não conter conservantes e ser um produto totalmente natural, a entrada de ar que acontece com a danificação da embalagem, decorrente do transporte ou da armazenagem incorreta do produto, pode causar a sua contaminação e, consequentemente, o surgimento do bolor. A Fugini segue à disposição para esclarecer dúvidas e ajudar os consumidores a terem informações corretas de uso e consumo de seus produtos. Os consumidores podem entrar em contato com o SAC, pelo telefone 0800 702 4337, de segunda a sexta-feira das 08h às 17h ou pelo e-mail sac@fugini.com.br."

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais