Band Vale

Comércio de São José dos Campos espera abrir 3.500 vagas temporárias para o final de ano

ACI acredita que o comércio da cidade abrirá 3.500 vagas temporárias

Redação Band Vale, com Band Cidade

De olho no movimento de final de ano, o comércio de São José dos Campos iniciou as contratações temporárias pra reforçar o atendimento. A reportagem é de Caroline Rossasi, da TV Band Vale.

A estimativa da ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José dos campos é que o comércio da cidade abra 3.500 vagas temporárias, bem mais que no mesmo período de 2019, antes da pandemia, quando foram contratados 2.700 funcionários temporários.

As vagas devem ser abertas para lojas de calçados e roupas, restaurantes e o setor de serviços. Isso porque todos esses segmentos devem registrar um maior movimento no período.

“Existe o crescimento de cerca de 7% na comparação com o ano passado. A gente vai ter esse termômetro no Dia das Crianças. No Dia dos Namorados e Dia das Mães, as vendas foram muito boas”, diz Eliane Maia, presidente da ACI. 

Nos shoppings, os lojistas também devem aumentar o quadro de funcionários daqui pra frente. Nesta esmalteria, que funciona em um centro de compras da cidade, oito vagas já estão abertas, sendo que no mesmo período do ano passado foram contratadas apenas quatro manicures temporárias. A novidade, desta vez, é que as oportunidades são para empregos com carteira assinada.

“A gente está investindo em contratações efetivas e também porque temos um treinamento. Por ser franquia, temos padrões a seguir. A gente tem um objetivo e pretende manter essas meninas”, afirma Areta Braga, proprietária da esmalteria.

Em uma loja de calçados da região central, foi preciso ampliar o quadro de funcionários. Só este mês, cinco colaboradores foram contratados. O Wallace Artur é um dos contratados e tem, pela primeira vez, a oportunidade de um trabalho com carteira assinada.

“Eu nunca trabalhei registrado. Essa é a minha primeira oportunidade. A vantagem é que tenho uma estabilidade, algo mais fixo”, afirma.

Com a economia se recuperando, a loja pensa no futuro. O estabelecimento já começou a receber currículos pra contratar funcionários temporários pro fim do ano. São cerca de 20 vagas abertas, o dobro que o mesmo período do ano passado. 

A maioria é pra segunda quinzena de novembro, mas alguns já devem começar em outubro, por causa do dia das crianças.

Tópicos relacionados