Cada vez mais comum o surgimento de novos empreendimentos de condomínios ou de associações de moradores no Vale do Paraíba. Este movimento urbano impulsiona um outro mercado, o de gestão de condomínios, onde a presença feminina tem aumentado consideravelmente.
No mês em que se comemora o Dia da Mulher, uma pesquisa da Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais apontou que são 421 mil síndicos e síndicas em atuação, sendo que 49% são homens e 51% são mulheres.
A ADM Velozo com 15 anos de mercado em assessoria jurídica para condomínios e palestras para síndicos no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e Região Bragantina, percebeu na prática, que elas vêm tomando conta deste universo.
“Nos condomínios que atuamos, víamos algumas mulheres, em torno de 20% nesta função. Hoje são de 60% de gestoras. Entendemos que isso é uma tendência no nosso dia a dia de trabalho”, comentou Adriana Velozo, especialista em assessoria jurídica para condomínios e associações e sócia da ADM Velozo.
Mesmo sendo um mercado difícil, com trabalho árduo, as mulheres estão se profissionalizando como síndicas, participando de cursos de gestão para fazer a diferença nas vidas das pessoas que convivem em condomínios.
“Em nossas palestras tenho percebido o aumento do público feminino, com muitas mulheres se especializando para se tornarem síndicas profissionais, aprimorando seus conhecimentos em cobrança, planejamento financeiro, mediação de conflitos. Percebo que elas são muito disciplinadas e utilizam a sensibilidade para entender o problema do outro”, revelou Adriana.
1° Encontro de Síndicas do Vale do Paraíba
Diante desta realidade Adriana Velozo teve a ideia de realizar o 1° Encontro de Síndicas do Vale do Paraíba, no dia 25 de março, das 9h às 12h, no Instituto Caminhar, em São José dos Campos. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas via WhatsApp pelo telefone (12) 99739-7576.