As escolas particulares do Vale do Paraíba devem pedir comprovante de vacinação contra a Covid-19 de acordo com orientação do Sieeesp (Sindicado dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo). A recomendação vale para as mais de 11 mil escolas particulares do estado de São Paulo.
A medida visa seguir as determinações da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (Seduc-SP), quanto à exigência do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para as crianças. A falta de apresentação de um dos documentos não impossibilitará que o estudante frequente a escola ou realize matrícula ou rematrícula.
Em nota, o Sindicato recomenda que os pais ou responsáveis devem apresentar o comprovante de vacinação completa contra a Covid-19, ou atestado médico de contraindicação à imunização, durante o segundo bimestre, nos meses de abril e maio.
Eles também afirmam que é somente a partir desse primeiro prazo que é estabelecido o segundo de mais 60 dias para que os pais regularizem a situação vacinal, o que coincide com o final do semestre.
O presidente do Sieeesp frisa que é somente a partir dessa não apresentação do comprovante contra a Covid-19, ou falta de justificativa, é que as escolas devem comunicar ao Conselho Tutelar, ao Ministério Público e às autoridades sanitárias.