Especialistas comentam sobre a geração de emprego na RMVale

Setor de construção e serviços são destaques negativos entre os municípios

Redação Band Vale

Dados foram divulgados pelo CAGED nesta segunda-feira (29) Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas
Dados foram divulgados pelo CAGED nesta segunda-feira (29)
Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

O CAGED, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgou nesta segunda-feira (29) os dados sobre as contratações e demissões referentes ao mês de julho. Foram 987 vagas a mais, em relação ao mês anterior.

O Vale do Paraíba fechou o período com saldo positivo de 2.227 novos postos de trabalho. As três maiores cidades tiveram vagas a mais, ou seja, São José dos Campos, Jacareí e Taubaté, com representação de 38% do total de empregos criados.

O destaque negativo ficou para Caçapava, saldo de 69 postos de trabalho a menos. Em entrevista à Band Vale, o secretário de Indústria, Comércio e Agricultura, Rubens Pestilli disse que o setor de construção foi o pior.

“Uma grande maioria dessas demissões viram de um setor que é muito sazonal, que é o setor de construção. A gente teve inclusive alguns condomínios que já foram finalizados na cidade. Além da Plascar, empresa que acabou de se instalar no município, e ela vinha fazendo sua linha de montagem e reparos, e acabou tendo que demitir também alguns empregados no setor de construção. por outro lado a partir de setembro ela vai contratar para sua linha de produção.”

Já no litoral norte, Caraguatatuba fechou o período de forma negativa pelo segundo mês seguido. Ao todo, foram 942 desligamentos contra 912 admissões só em julho. A categoria de serviços foi a que mais demitiu.

Por outro lado, Campos do Jordão, município também turístico, teve um saldo positivo de 260 pessoas com carteira assinada. Segundo o secretário de Administração, Marcos Antônio, o que contribui para este cenário foi o investimento no setor empresarial da cidade.

“Nós temos desenvolvido politicas públicas, no sentido de facilitar principalmente a abertura de firmas, empresas, oferecendo um ambiente de negócios bem agradável. O poder público promove a liberação daquilo que for necessário em termos de alvará e regulamentação. Isso tem gerado uma confiança maior do empresariado no sentido de investir e abrir novos postos de trabalho.”

Dados da região

O CAGED, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgou nesta segunda-feira (29) uma nova atualização sobre contratações e demissões referentes ao mês de julho. No Brasil, foram abertos 218.902 empregos em todo país.  

Na Região do Vale do Paraíba, foram 2.227 pessoas a mais com certeira assinada. Entre as principais cidades do Vale, o destaque foi para São José dos Campos, com saldo de 313 novas vagas. 

Mais notícias

Carregar mais