Band Vale

Estado anuncia Mutirão das Cirurgias para zerar as filas nos hospitais

Todas as cidades da região vão receber os serviços do Governo

Redação Band Vale

Estado anuncia Mutirão das Cirurgias para zerar as filas nos hospitais
Estado anuncia Mutirão das Cirurgias para zerar as filas nos hospitais
Divulgação/ Governo do Estado de SP

O governador do estado Rodrigo Garcia anunciou nesta quarta-feira (25) o Mutirão das Cirurgias para zerar a fila de mais de 538,1 mil cirurgias cadastradas na Central de Regulação (Cross). As cidades da região vão receber os serviços.

De acordo com o governador, haverá cirurgias extras na rede estadual, remuneração dobrada nos hospitais do SUS e a contratação de serviços privados. A estratégia tem duração prevista para quatro meses e contempla 54 cirurgias ofertadas no Sistema Único de Saúde em 7 especialidades.

Todas as 39 cidades das regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira irão receber os serviços propostos pelo governo, nas especialidades do aparelho circulatório, visão, digestivo e abdominais, osteomolecular e geniturinário, das glândulas endócrinas e em nefrologia.

Serviços privados

O governador também anunciou que será publicado nesta quinta-feira (26) no Diário Oficial do Estado um chamamento público para a contratação dos procedimentos em serviços privados de todas as regiões.

O chamamento simplificado ficará aberto por 10 dias e os serviços que aderirem à iniciativa receberão o dobro do valor da tabela SUS, além dos recursos para as avaliações e exames pré-operatórios. A contratualização acontecerá durante o mês de junho e os atendimentos começarão nestes serviços até o dia 1º de julho.

Procedimentos extras

A partir de 1º de junho, a Secretaria de Estado da Saúde irá realizar procedimentos extras em 56 hospitais da rede própria estadual e em 37 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME). 

As unidades irão realizar um total de 47,7 mil cirurgias, como procedimentos para a catarata, colecistectomia, hernioplastia, adenoidectomia, vasectomia etc.