Uma estátua de Nossa Senhora com 50 metros de altura é uma das atrações deste feriado prolongado em Aparecida. A imagem está no alto de um morro no bairro Itaguaçu, local de fácil visualização dos peregrinos, moradores e também dos motoristas que trafegam pela Dutra.
Anúncio da instalação
Em 2017, o anúncio da instalação de um monumento em homenagem à Padroeira chamou a atenção pela magnitude de 50 metros de altura, toda trabalhada em aço inoxidável.
Dois anos depois, a montagem da estrutura foi embargada após determinação judicial, que acatou uma ação da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (ATEA) contra a instalação.
As peças da estrutura permaneceram no local onde a estátua seria montada, foram alvos de vandalismos, pichações e até furtos. As peças ficaram ao ar livre e sem manutenção neste tempo.
Decisão revogada na Justiça
Em março de 2022, o Tribunal de Justiça de São Paulo revogou a decisão de 2019 e liberou a instalação da escultura. Porém, sem manutenção durante todo esse tempo e alvo de vandalismo e depredações, a escultura precisava passar por um processo de restauro.
O prefeito de Aparecida, Luiz Carlos de Siqueira, o Piriquito, afirmava não ter recursos para bancar a instalação, mas confirmou que iniciaria uma parceria público-privada para montagem da estrutura.
O artista
O criador do monumento, Gilmar Pinna, doou a estátua para a cidade além de outros cinco monumentos que foram instalados no município. De acordo com Pinna, foram gastos cerca de R$ 10 milhões para criar o monumento escultural.