30 mil pessoas devem passar a pé pela via Dutra nos próximos dias em direção ao Santuário Nacional, em Aparecida, segundo projeções da Polícia Rodoviária Federal.
Para auxiliar os romeiros, voluntários já estão a postos ao longo da rodovia com pontos de apoio que oferecem alimentação, atendimento médico e descanso aos peregrinos exaustos da caminhada.
Um grupo de estudantes do curso de fisioterapia da Unitau, a Universidade de Taubaté, também se preparam para atender os romeiros. 20 alunos dos 7º e 8º semestres estarão no pátio do Santuário Nacional na próxima sexta-feira, 8, durante os períodos da manhã e tarde. Os estudantes irão oferecer atendimentos com alongamentos, exercícios de relaxamento e de respiração e massagens terapêuticas para diminuir as dores musculares e articulares que podem aparecer devido a longa caminhada..
“Essa ação é muito importante por dois motivos. Primeiro, pelo lado humano, porque todos ali têm uma bagagem e um objetivo de fé muito grande. A caminhada em si é uma superação. Eles chegam com lesões na pele e com dores, mas, a gente compreende que isso é uma superação em função da fé e eu acho que é muito bacana os alunos presenciarem isso”, comenta a Profa. Dra. Alex Sandra Oliveira de Cerqueira Soares, Diretora do Departamento.
Por outro lado, a professora ainda explica que a ação, além de promover a interação dos alunos com a visão humanística da profissão, ainda traz muitos conhecimentos. “E depois no atendimento os alunos não imaginam o que vão encontrar, quais serão as queixas de dor e o estado de cada um. Essa experiência é ótima para o aprendizado deles”, pontua.